Dicionário de cosmética moderna

0

Os tratamentos cosméticos estão cada vez mais sofisticados e eficazes. Mas por vezes, é difícil entender a sua composição e a ação específica de cada elemento. Através deste glossário da cosmética moderna, esperamos ajudar a leitora a escolher os produtos de que realmente necessita.

Ácido glicólico – Pertence à família dos alfa-hidroxiácidos e obtém-se da cana do açúcar. Ajuda a diminuir a camada córnea da pele, onde se acumulam as células mortas. Também colabora na síntese do colagénio e do ácido hialurónico, o que se traduz por uma melhoria da textura da pele. Dependendo do seu grau de concentração, utiliza-se em cosmética ou em dermatologia.

Ácidos gordos essenciais – São constituintes essenciais dos lípidos, que asseguram a solidez e a elasticidade das membranas celulares.

Ácido hialurónico – Substância da pele que forma uma película protetora. Previne a desidratação e protege a pele dos fenómenos atmosféricos. Com a passagem dos anos, vai-se perdendo essa película, a qual pode, no entanto, ser recuperada através da ação de produtos cosméticos, com um elevado poder hidratante e regenerador.

Ácido Kójico – Composto utilizado para eliminar as manchas da pele. Atua sobre os melanócitos, inibindo a síntese da melanina. Inclui-se na formulação de produtos despigmentantes. Proporciona suavidade à pele e não causa fotossensibilização.

Ácido salicílico – Composto muito utilizado para fins medicinais e cosméticos. É, sobretudo, empregue em produtos capilares, para reduzir a caspa e em tratamentos faciais, especialmente para tratar problemas de acne e excesso de gordura.

Botox – Marca registada de um medicamento produzido por laboratórios norte-americanos, a partir da toxina botulínica. As infiltrações com esta toxina paralisam os músculos e impedem a formação de rugas.

Ceramidas – São moléculas reparadoras das membranas celulares deterioradas, capazes de proporcionar coesão à estrutura celular. Estimulam a regeneração das células cutâneas, lubrificam o cimento intercelular e protegem face às agressões ambientais, tonificando e regulando o metabolismo oxidativo das células da pele. A falta de ceramidas provoca secura e descamação.

Coenzima Q10 – Ativa numerosos processos metabólicos, otimizando a capacidade regenerativa e a eficácia das células.

Colagénio – Constituinte da derme, que assegura flexibilidade, tonicidade e elasticidade. As cútis jovens são ricas neste elemento, que vai perdendo as suas propriedades com a idade. O colagénio empregue em cosmética é uma proteína solúvel extraída do tecido conjuntivo de animais jovens ou reproduzida em laboratório. Também existe colagénio marinho.

DHA – Sigla da dihidroxiacetona, um açúcar incolor derivado da glicerina, utilizado em produtos autobronzeadores, para dar cor à pele.

Dióxido de titânio – Filtro que se utiliza em produtos solares como ecrã para proteger a pele dos raios ultravioleta.

Elastina – Componente do tecido conjuntivo, que garante a sua elasticidade e tonicidade, mas que se deteriora com os anos. Em cosmética, utiliza-se para atrasar e prevenir o envelhecimento.

Exfoliação – Técnica que consiste em eliminar as células mortas e as impurezas da pele. Efetua-se com produtos que contêm pequenas partículas abrasivas. A aplicação destes produtos, uma vez por semana, estimula a regeneração celular.

Fitoestrogénios – Extratos vegetais de estrutura semelhante à dos estrogénios (hormonas femininas). Usam-se em produtos de tratamento para peles maduras, com o objetivo de compensar a diminuição dos estrogénios naturais. Os mais conhecidos são os provenientes da soja.

Flavonoides – Moléculas obtidas de extratos vegetais, que protegem da degradação as fibras elásticas e estimulam a sua produção natural, a qual diminui com a idade. Além disso, são excelentes contra os radicais livres.

Glicerina – Fluido untuoso, incolor e inodoro, com grande capacidade de absorção da humidade, característica que o transforma num excelente hidratante ativo e humectante. Utiliza-se, também, nalguns produtos para melhorar a sua conservação, já que permite reter água no interior do recipiente, impedindo que o produto seque.

Hidroquinona – Composto utilizado para eliminar as manchas da pele, dado que aclara seletivamente o pigmento cutâneo que está fora das células.

Humectante – Ingrediente com capacidade para reter a humidade do organismo ou captar a humidade ambiental e incorporá-la na epiderme.

Beautiful woman at the beautician.Idebenona – É um dos mais potentes antioxidantes conhecidos. Trata-se de um pó cor de laranja, utilizado inicialmente na área médica, que demonstrou um grande potencial no campo dos cuidados da pele. Este componente atrasa os sinais de envelhecimento e restaura a vitalidade das células cutâneas.

Jojoba – Óleo de propriedades suavizantes e protetoras, que se extrai das nozes de jojoba.

Karité – Trata-se de uma árvore africana. Possui um grande poder suavizante e emoliente, utilizando-se para hidratar e regenerar as peles irritadas ou muito secas.

Licopeno – Flavonoide desenvolvido pelas plantas para se protegerem dos efeitos do sol e da oxidação do ar. Tem um grande poder antioxidante e encontra-se em alimentos de cor vermelha ou laranja, como o tomate, a cenoura ou a melancia.

Lípidos – Denominação das gorduras e substâncias não solúveis, que participam na coesão das células da pele. Empregam-se, sobretudo, em produtos para peles envelhecidas ou secas.

Microcápsulas – Cápsulas microscópicas ocas, preenchidas com princípios ativos que se libertam no interior das células.

Mucopolissacáridos – Ingredientes usados em muitos produtos cosméticos, devido à sua ação hidratante intensiva.

Niosomas – Pequenas esferas formadas por diversas camadas de lípidos sintéticos, que albergam no seu interior diferentes princípios ativos. A sua estrutura é semelhante à dos espaços intercelulares da camada córnea, que atravessam para se integrarem na epiderme, onde libertam o respetivo conteúdo. Também são conhecidas como liposomas, microcápsulas ou biocápsulas.

Óleos essenciais – São essências aromáticas que se obtêm de diferentes plantas. Utilizam-se para criar perfumes e produtos de aromaterapia. As suas propriedades são muito variadas: servem para suavizar, regenerar, relaxar ou tonificar. E o modo de aplicação é, igualmente, variável: podem ser inalados, ingeridos, aplicados sobre a pele através de massagens, misturados na água do banho ou adicionados ao creme hidratante.

Essential oilOligoelementos – Elementos minerais que se encontram, em muito pequena quantidade, em todo o organismo. Alguns deles, como o zinco, o cobre e o manganésio, desempenham uma função indispensável no metabolismo celular: estimulam os intercâmbios produzidos a nível da epiderme, intervêm na síntese das proteínas e das vitaminas e na constituição dos tecidos. Atravessam a membrana cutânea e, na cosmética, servem para estimular e revitalizar as peles cansadas.

Polifenois – Princípios ativos presentes em alimentos como as uvas, o vinho, o chá verde ou a soja, que possuem um grande poder antioxidante e que, por isso, favorecem a renovação celular.

Proteínas – Substâncias orgânicas formadas por carbono, oxigénio, hidrogénio e nitrogénio. Atuam como protetores cutâneos.

Queratina – Proteína protetora da epiderme, que faz parte da estrutura dos cabelos e das unhas.

Radicais livres – Moléculas instáveis, muito reativas, que são as grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele. Atuam atacando o colagénio, a elastina, as proteínas, o ácido hialurónico e os fosfolípidos das membranas. São gerados por fatores genéticos e devido a causas externas, como a poluição ambiental, o stress e a exposição ao sol. Para combater os radicais livres, utilizam-se, principalmente, a vitamina E e os flavonoides.

Retinol – Derivado da vitamina A, que se utiliza em produtos antienvelhecimento.

Sérum – Preparados com altas concentrações de princípios ativos, que combatem, de forma direta e mais intensa do que os cremes tradicionais, os problemas de rugas, manchas, falta de luminosidade e flacidez. Utilizam-se em combinação com outros produtos.

SPF – É uma das designações para o índice de proteção solar. Quanto maior é o número, mais elevada é a proteção proporcionada pelo produto. Por exemplo, se uma pessoa se queima ao fim de 10 minutos de exposição ao sol, com um fator de proteção 5, demorará 50 minutos.

Tocoferol – É uma das denominações da vitamina E, um antioxidante que atua contra a formação dos radicais livres, protege face aos raios ultravioleta e participa no processo de renovação celular.

UVA – Raios ultravioleta de longo alcance. São causadores do fotoenvelhecimento prematuro e das alergias solares.

UVB – Raios ultravioleta de menor comprimento. Estimulam a produção de melanina, isto é, bronzeiam e queimam a pele. São causadores de queimaduras e dos cancros cutâneos.

Vitaminas – São substâncias orgânicas indispensáveis para o desenvolvimento do organismo e que este não consegue fabricar ou sintetizar, mas que se encontram em pequenas quantidades nos alimentos. Também podem ser obtidas através de complementos nutricionais ou em produtos cosméticos.

  • Vitamina A – Favorece a renovação celular e melhora a elasticidade da pele.
  • Vitamina C – É fundamental para a formação do colagénio. Os fumadores absorvem mal esta vitamina, que também se perde quando sofremos muito stress.
  • Vitamina E – É a vitamina do antienvelhecimento, dado que possui um poderoso efeito antioxidante e combate os radicais livres.

Waterproof – Termo inglês que significa “à prova de água” e que indica que o produto se mantém sobre a pele, apesar desta poder ser banhada no mar ou na piscina. Aplica-se a cremes solares e a produtos que resistem à ação do suor ou das lágrimas, como alguns tipos de rímel.

Ylang-ylang – Árvore originária do Extremo Oriente, onde é conhecida como “a flor das flores”. Tem propriedades revitalizantes e regeneradoras da pele.

ZPT – Zinc pytithione – Em Português, piritionato de zinco. Ingrediente antimicrobiano, insolúvel na água, com ação fungicida e antibacteriana. Utiliza-se em produtos para controlar a caspa.

Artigo publicado na Edição de maio 2016 (nº 261)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA