A Dra Adriana Rosas Relvas explica, em entrevista, a sua opção pelas tecnologias de Medicina Estética InMode e respetivas mais-valias para médicos e pacientes.

Adriana Rosas Relvas, médica com especialidade em Medicina Geral e Familiar, realizou o seu sonho de criança há 14 anos e não pode estar mais feliz com a sua profissão. Graduada em Geriatria e Master em Medicina Estética pela Universidade de Alcala Henares, em Madrid, da qual se tornou docente e orientadora de teses de Mestrado. Um percurso que fez redescobrir a sua vocação e, sobretudo a paixão, num encontro entre Ciência e Arte que sempre lhe correu nos genes. Sente-se, hoje, absolutamente realizada por dedicar, investir e desenvolver diariamente um trabalho único, que reúne, além de ciência e arte, humanismo e profissionalismo, num cuidado de proximidade e acolhimento que a caracteriza e torna única, na sua Clínica, sediada em Santa Maria da Feira, a Fortius Clinic.

Há quanto tempo trabalha com as tecnologias InMode?
Trabalho com a InMode desde 2019 e sou formadora em contexto internacional desde 2021, ano da grande estreia para médicos usuários de Espanha e América Latina.

O que a levou a escolher as tecnologias InMode?

Desta necessidade de integração e de dar resposta evoluindo, foi necessário acrescentar a este meu sonho o investir em tecnologias baseadas na evidência científica de vanguarda, que oferecessem no mercado internacional segurança e eficácia comprovadas. Na InMode, encontrei essa resposta. Uma tecnologia user friendly e com todas as patentes de uma marca pioneira internacionalmente, que apresenta resultados rápidos, eficazes e seguros, com aprovação FDA e CE.

O que valoriza num parceiro como a InMode?

A confiança total, a vanguarda científica e o acompanhamento permanente e efetivo. Ter uma tecnologia Premium sem um parceiro em quem possamos confiar não acrescenta valor. A equipa InMode oferece-me segurança e ajuda-me a oferecer as mais avançadas tecnologias a todos os pacientes da Fortius Clinic. Pertencer à família InMode ultrapassa a vertente profissional, sinto que faço parte de todas as novas conquistas e que acompanho de perto o crescimento desta marca que agora renasce mais forte que nunca.

Que melhorias trouxe o novo manípulo Morpheus8 3D?

Uma melhor redistribuição de energia, sem overlaping, maior rapidez de tratamento, com necessidade de menos passagens, oferecendo maior conforto, melhores resultados e em menos sessões. Veio trazer uma melhoria significativa aos tratamentos não cirúrgicos de remodelação corporal.

O Morpheus8 3D é também um manípulo versátil, que nos permite, de forma rápida, eficaz e em ambiente ambulatório, sem necessidade de internamento ou tempo de recuperação com repouso, tratar da flacidez generalizada ou após emagrecimento, pós-parto e pós-menopausa ou, até mesmo, após cirurgias estéticas em que a pele necessita de ser tratada.

Quanto tempo de recuperação tem um tratamento de Morpheus8 3D?

O paciente pode fazer a sua atividade normal após o tratamento: trabalhar, conduzir… não precisa ficar em repouso. Terá apenas de evitar exposição solar direta na pele tratada durante 3 semanas. Ao contrário de alguns tratamentos médico-estéticos que oferecem melhorias temporárias, o Morpheus8 3D proporciona resultados duradouros. A qualidade da pele continua a melhorar nos meses após o tratamento e os efeitos podem persistir por vários anos, dependendo do estilo de vida e dos cuidados contínuos do paciente.

É possível fazer o tratamento Morpheus8 3D sem dor?

Claro que sim! A tolerância à dor foi muito melhorada com este novo manípulo. Com uma simples anestesia tópica e a necessidade de menos passagens, a dor deixa de ser motivo para não realizar este tratamento.

Associa o Morpheus8 3D como complemento a outros procedimentos?

Sempre! É uma excelente ferramenta na remodelação cutânea corporal! Esta abordagem tridimensional para o rejuvenescimento e remodelação corporal estabelece o Morpheus8 3D como um líder no campo da Medicina Estética, proporcionando resultados que são, ao mesmo tempo, eficazes e naturalmente atraentes, potenciados se associados com outros procedimentos, tais como o ultrassom micro focado.

Que riscos podem existir num procedimento de Morpheus8 3D?

Dado que esta tecnologia apenas pode ser adquirida por médicos com formação específica, em clínicas aprovadas e legalizadas pela ERS, a segurança médica fica muito reforçada e os riscos são mínimos.

Poderá surgir eritema, rubor nas primeiras horas e depois uma regeneração celular com pequenas marcas na pele que desaparecem em 2 a 4 semanas, dependendo do fototipo e do cumprimento dos cuidados em casa (hidratação da pele reforçada com creme regenerador).

Resumindo, o Morpheus8 3D é um procedimento médico e, como tal, tem de ser realizado por um médico num contexto de clínica regulada pela ERS. É muito importante consultar um médico especialista qualificado para garantir uma aplicação segura e eficaz, maximizando os benefícios e minimizando quaisquer riscos ou complicações.

Que perfil e necessidades têm os pacientes que procuram este procedimento?

Procuram este procedimento todos aqueles que precisam de remodelação e rejuvenescimento da pele. A capacidade de alcançar diversas profundidades da pele e tratar áreas extensas com precisão coloca este sistema como uma opção preferida tanto por profissionais como por pacientes que procuram soluções estéticas de alta qualidade.

O Morpheus8 3D eleva os padrões em tratamentos estéticos, mas também amplia as possibilidades de rejuvenescimento facial e corporal, introduzindo uma nova era de cuidados avançados com a pele nas mais variadas situações: pós-parto, pós-cirurgias, pós-emagrecimento, pós-menopausa ou andropausa (sim, porque os homens também recorrem à clínica com queixas de flacidez da pele!).

Quais as zonas do corpo de maior preocupação nos pacientes que procuram o Morpheus8 3D?

A tecnologia do Morpheus 3D permite que as agulhas emitam energia de radiofrequência bipolar diretamente nas camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colagénio e promovendo a renovação celular, resultando numa pele mais firme, com redução visível de rugas e linhas finas, e uma melhoria geral na textura e no contorno da pele.

A capacidade de ajustar a profundidade de penetração das agulhas, variando de 0,5 mm a 7 mm, permite uma abordagem altamente personalizada, tornando o Morpheus 3D adequado para tratar uma variedade de condições de pele em diferentes áreas do corpo, incluindo face, pescoço, colo, abdómen, face interna dos braços e das coxas acima dos joelhos. É também um tratamento promissor nas estrias de forma isolada ou em associação a outro tipo de tratamentos.

Que feedback dão as suas pacientes depois do tratamento?

Muito positivo! É um tratamento rápido, sem downtime e sem dor, apenas um pequeno desconforto. Os resultados são incríveis desde a primeira sessão: basta esperar 4/6 semanas até novo procedimento.

Os resultados logo após o tratamento dão uma resposta emocional muito positiva por parte dos meus pacientes, e continuam a melhorar nas semanas seguintes, à medida que a pele se regenera e o colagénio é reconstruído. O número de sessões necessárias pode variar, dependendo das condições da pele e dos resultados desejados.

Que impacto teve o Morpheus8 3D na sua prática clínica?

Enorme! Abriu oportunidades de negócio e de expansão para a Fortius Clinic, que procura estar na vanguarda da inovação e oferecer os mais prestigiados procedimentos nas áreas onde atua.

 

Dra Adriana Rosas Relvas  

CEO Fortius Clinic Lda

R. Germano da Silva Santos 21,  4520-246 Santa Maria da Feira

Tel.: 911 912 301 – 911 912 768

Site: Fortiusclinic.pt

Instagram: @draadrianarelvas.aestheticmed

Facebook: Dra Adriana Rosas Relvas

Saiba mais sobre a Inmode em  https://inmodemd.pt/

 

“Portugal é um mercado que cresce a dois dígitos ano após ano”

Georgina Martín, diretora-geral da InMode Iberia

Fale-nos um pouco acerca da história da InMode?

A InMode foi fundada em 2008 com a missão de conetar profissionais de Medicina Estética com a tecnologia mais recente e empoderar os seus pacientes. Pioneira na tecnologia de radiofrequência (RF), a empresa desenvolve dispositivos médico-estéticos inovadores e minimamente invasivos.

A InMode conquistou rapidamente o mercado norte-americano com o BodyTite e o Morpheus8, dois revolucionários procedimentos de contorno sem cicatrizes.

A presença global da empresa abrange hoje mais de 90 países. A filial ibérica foi lançada em 2018 e tem continuado a desenvolver-se desde então, impulsionada por um mercado de Medicina Estética em expansão.

Como nova diretora-geral da InMode Iberia, qual é o seu principal objetivo?

Durante esta nova etapa, o meu principal objetivo será consolidar a InMode Iberia como um exemplo internacional de crescimento. Posicionar a empresa como um dos melhores locais para trabalhar e torná-la num parceiro estratégico para toda a comunidade médica.

Acredito firmemente no trabalho em equipa, na agilidade em tomada de decisões e na autonomia das pessoas para realizarem o seu trabalho. Temos uma equipa de alto desempenho que tem uma estratégia clara e que está envolvida de forma integral num propósito e visão, que nos ajudará a alcançar resultados ambiciosos.

O que diferencia a InMode dos seus concorrentes?

A InMode Iberia tem presença direta nos mercados espanhol e português, em comparação com os nossos concorrentes que são distribuidores.

Com uma dúzia de plataformas profissionais e constantes inovações de alta tecnologia, a InMode estabeleceu-se como a marca de eleição para práticas médicas Premium. O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento regista incansavelmente patentes para atender às necessidades crescentes de médicos e pacientes. As nossas equipas de investigação trabalham em estreita colaboração com médicos com base em informações concretas e contínuas. Esta inovação ativa é o que marca a nossa diferença.

Pode descrever-nos o portfólio de produtos?

Com as nossas tecnologias de RF, oferecemos uma linha completa de plataformas que nos permitirão capitalizar uma oportunidade de mercado multimilionária.

A gama de tratamentos expandiu-se rapidamente e hoje abrange várias categorias de especialidades médicas, como Cirurgia Plástica, Dermatologia, Medicina Estética, Oftalmologia e Ginecologia.

A InMode é garantia de segurança, de resultados e satisfação, uma qualidade validada quer pela FDA dos Estados Unidos e quer pela marca CE da União Europeia.

Como analisa a evolução do mercado em Portugal?

Portugal é, sem dúvida, um mercado que cresce a dois dígitos ano após ano, observa-se que 4 em cada 10 portugueses recorrem à Medicina Estética a partir dos 26 anos e que o número de tratamentos médico-estéticos aumentou 5,4% nos últimos 5 anos, atingindo 35,9% da população portuguesa. A principal razão para o aumento da procura por estes tratamentos é conseguir uma melhoria natural, discreta e saudável na aparência.

A InMode Iberia tem uma presença direta no País, bem como um departamento de marketing próprio, o que nos permite trabalhar em estratégias específicas para o mercado português, que diferem do mercado espanhol.

Em 2024, o nosso objetivo é continuar a consolidar a nossa posição de liderança no mercado.

Algumas palavras sobre os próximos lançamentos?

Este ano, vamos lançar uma nova plataforma dedicada a médicos oftalmologistas, que tratará o olho seco, combinando radiofrequência e luz pulsada. Um tratamento revolucionário para os pacientes.

Outra das mais recentes inovações da InMode é a EmpowerRF, uma plataforma global que oferece tratamentos de bem-estar e saúde íntima feminina. Reabilita o pavimento pélvico, trata a incontinência urinária de esforço, reduz a flacidez vaginal, trata a dispareunia e o desconforto pós-menopausa. Com uma única plataforma, podemos solucionar problemas funcionais e estéticos e acompanhar as mulheres ao longo da sua vida.