Satylia, o novo aliado no equilíbrio metabólico e na perda de peso*

Algumas bactérias que habitam o nosso intestino podem ter um papel preponderante no controlo do nosso peso. Mais de metade da população portuguesa sofre de excesso de peso e obesidade1. A obesidade não só nos retira anos de vida saudável, como implica um risco acrescido para o desenvolvimento de diversas doenças como a diabetes, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de cancro2.

O intestino é habitado por triliões de microrganismos, entre bactérias, fungos, vírus e protozoários, cuja convivência deve ser o mais harmoniosa possível. A microbiota intestinal é essencial na monitorização e no controlo do equilíbrio metabólico e dos gastos energéticos. Se a nossa microbiota intestinal estiver desequilibrada (disbiose) torna-se incapaz de regular o apetite, a saciedade e o armazenamento de energia3.

As enterobactérias (como por exemplo a estirpe Hafnia alvei HA4597®) produzem uma proteína – a ClpB – que atua no controlo do apetite, suprimindo a fome e, em simultâneo, gerando uma saciedade precoce4.

O cérebro e o intestino comunicam de forma dinâmica e complexa através de diferentes vias – eixo intestino-cérebro –, cujo equilíbrio depende da composição da comunidade microbiana que habita o intestino4. Ou seja, a microbiota intestinal pode influenciar a libertação de transmissores, hormonas que ajudam a modular o apetite e a sensação de saciedade3.

SYMBIOSYS Satylia® é um suplemento alimentar para adultos que combina a estirpe probiótica única Hafnia alvei HA45974 com os minerais essenciais zinco e crómio.

SYMBIOSYS Satylia está disponível em embalagens de 60 cápsulas. É fácil de tomar: duas cápsulas ao dia, uma ao pequeno-almoço e outra ao almoço, com um copo de água. Contém zinco, que contribui para o metabolismo normal dos macronutrientes (incluindo hidratos de carbono e ácidos gordos)6 e crómio, que contribui para a manutenção dos níveis normais de glicose no sangue7.  Deve ser complementado com um estilo de vida saudável e uma dieta rica e variada e equilibrada.

 

* O Zinco contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes (incluindo hidratos de carbono e ácidos gordos) e o Crómio contribui para a manutenção dos níveis normais de glicose no sangue.SYMBIOSYS® Satylia é um suplemento alimentar que não deve substituir um estilo de vida saudável e uma dieta variada e equilibrada. Não exceda a dose diária recomendada. Mantenha fora do alcance de crianças.  Para mais informações contacte: Biocodex Unipessoal Lda., Avenida Da República 18, 11°, 1050-191 Lisboa, NIPC 515036684. Email: info@biocodex.pt. Tel : 211 319 134

ST.0035/2021

Referências Bibiliográficas:

  1. Prevalência de excesso de peso e de obesidade em Portugal: resultados do primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015). Instituto Ricardo Jorge. 2018.
  2. Blüher M. Obesity: global epidemiology and pathogenesis. Nat Rev Endocrinol. 2019;15(5):288-298
  3. Lee Clare J et al. Gut microbiome and its role in obesity and insulin resistance. Ann N Y Acad Sci. 2020;1461(1):37-52.
  4. Lucas, Nicolas et al. “Hafnia alvei HA4597 Strain Reduces Food Intake and Body Weight Gain and Improves Body Composition, Glucose, and Lipid Metabolism in a Mouse Model of Hyperphagic Obesity.” Microorganisms vol. 8,1 35. 23 Dec. 2019, doi:10.3390/microorganisms8010035
  5. Torres-Fuentes C et al. The microbiota-gut-brain axis in obesity. Lancet Gastroenterol Hepatol. 2017 Oct;2(10):747-756.
  6. European Food Safety Authority, 2009. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to Zinc. EFSA Journal, 7(9), p. 1299.
  7. European Food Safety Authority, 2010. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to Chromium and contribution to maintenance of normal blood glucose concentrations. EFSA Journal, 8(10), p. 1732

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here