A atividade física na água é mais fácil e mais motivante do que num ginásio. A execução dos movimentos no meio aquático é mais fácil, mas também oferece uma maior resistência, o que permite exercitar e tonificar todos os músculos. Além disso, ao reduzir o impacto, as articulações e os membros trabalham eficazmente, mas com menos esforço sofrem menos, reduzindo a dor em caso de traumatismo, osteoartrite, artrose, artrite, fibromialgia, etc. O exercício físico no meio aquático melhora também a saúde mental e proporciona uma sensação de serenidade e relaxamento. O médico coordenador das Residências ORPEA em Portugal, Dr. André Rodrigues, reuniu alguns dos benefícios do meio aquático para que se tire mais partido do verão.

Estar numa piscina encoraja até as relações sociais e dá autoconfiança. Aumenta a confiança quando se trata de ousar e eliminar o medo que muitas vezes impede certas atividades. Isto é conseguido graças ao facto de que na água o peso do corpo é consideravelmente reduzido, ideal para os seniores.

Os exercícios aquáticos também proporcionam melhorias na flexibilidade e tonificação do corpo e ajudam a ganhar equilíbrio e resistência.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO TREINO NA ÁGUA:

  • Exercita os músculos dos membros;
  • Melhora a mobilidade e a funcionalidade física;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Reduz as dores musculares e articulares;
  • Aumenta a motivação dos seniores em relação à prática de exercício físico;
  • Aumenta a circulação superficial e o fornecimento de sangue à circulação e o fornecimento de sangue aos músculos;
  • Benefícios psicológicos e sociais: os benefícios da terapia aquática não são apenas físicos, mas também psicológicos e cognitivos. Trabalhar na água ajuda a relaxar e é um exercício divertido para os mais velhos, favorecendo a socialização favorecendo a socialização. Ao fomentar as relações interpessoais, a terapia aquática melhora a autoestima e contraria o sentimento de isolamento e solidão que os seniores por vezes sentem.

EXERCÍCIOS NA ÁGUA ADEQUADOS PARA SENIORES

Andar na água, tentar caminhar contra a resistência da água com passos curtos ou longos e tentar empurrar as pernas;

Realização de movimentos circulares com tornozelos e joelhos;

Elevação lateral e frontal das pernas: este exercício é muito benéfico para praticar em pares, pois melhora o equilíbrio;

Com os braços apoiados na beira da piscina, pedalar com as pernas como se de uma bicicleta imaginária se tratasse.

Um dos benefícios de se exercitar na água é que praticamente todos os músculos do corpo são exercitados, traz uma infinidade de benefícios para todos, seja qual for a idade, durante o verão. Assim, quem não quer dar um mergulho?