Cada vez mais popular, o termo batch cooking, que é o mesmo que cozedura em grandes quantidades traz grandes mais valias ao dia a dia. Mas, o que é exatamente?

É uma forma de organizar refeições com antecedência, o que é muito útil para quem quer perder de peso e ter uma alimentação saudável.

Cozinhar um dia para comer vários dias

Parece interessante? A ideia de cozinhar em grandes quantidades responde a um objetivo: para que comer de forma saudável não se torne num fardo pesado. Surge de forma a guardar algumas horas num único dia para preparar a base de várias refeições, que depois servirão, nos dias seguintes, para preparar diferentes pratos nutritivos e saudáveis.

Vantagens de cozinhar em grandes quantidades

  • Economia de tempo: É a principal razão pela qual este método se tornou popular. Esta forma de organizar refeições tão inteligente e eficiente, surge numa altura em que não só cada vez se tem menos tempo, mas também porque está a aumentar a consciência sobre a necessidade de comer de forma mais saudável.
  • Poupança de energia: Decidir “o que como hoje” não é uma tarefa fácil. Mas se já decidiu previamente, já pode dedicar essa energia disponível a outra atividade ou reservá-la para por exemplo, descansar.
  • Economia financeira: Ao organizar um menu e fazer compras com base nele, certifique-se de que está apenas a comprar o que vai consumir e evitar, assim, o desperdício. Além disso, manter uma lista de compras ajuda a evitar compras por impulso, que geram despesas adicionais.
  • Limpeza: Ao cozinhar tudo de uma só vez, no final só é preciso limpar, também uma vez.

Controlo do que come: Ao planear todas as refeições, é mais fácil preparar um menu equilibrado e saudável, evitando assim recorrer a outro tipo de alimentos, além de se controlar as quantidades. Será uma forma mais fácil de se alimentar de forma variada e não depender do que está no frigorífico.

É evidente que existem muitas vantagens que são obtidas através da realização desta prática. Eis algumas dicas para quem quer experimentar:

  • Defina um dia da semana para repetir este processo, desta forma, não esquecerá e tornar-se-á um hábito.
  • Planeie a sua ementa e defina os pratos que vai preparar para cada uma das refeições do dia. O segredo é selecionar ingredientes que sirvam de base para várias refeições, que sejam versáteis, como arroz integral, mistura de vegetais, batatas ou batata-doce. Prepare ou cozinhe o suficiente para a quantidade de porções que precisará ao longo da semana.
  • Faça a lista de compras e quando tiver o seu menu definido, escreva numa lista todos os ingredientes que precisa e, antes de fazer a compra, faça uma revisão da despensa e do frigorífico, para saber que produtos tem, para comprar apenas o que é preciso.
  • Um ingrediente, múltiplas opções: No momento da preparação, se os pimentos recheados forem cozidos, por exemplo, algumas sobras podem ser cortadas para preparar salteados numa outra refeição. Restos de cebolas também podem ser deixadas cortadas e picadas para usar em qualquer outro prato (custa tanto descascar uma cebola como quatro). Desta forma terá mais variedade entre pratos, usando o mesmo ingrediente, só precisa dar largas à imaginação.
  • Conservar corretamente as refeições: De acordo com as regras de refrigeração, os alimentos preparados não devem ser conservados no frigorífico por mais de 3 dias, dependendo do tipo de alimentos. Recomenda-se que, para organizar uma grande quantidade de cozinhados durante uma semana inteira, utilize algum método de preservação em vácuo e consuma primeiro os alimentos que duram menos dias.

Fonte: PronoKal