Para a prevenção e tratamento das gripes e constipações típicas do inverno, nada melhor do que uma solução natural: a propólis.

As temperaturas mais baixas, típicas desta época do ano, e a ausência de radiação ultravioleta permite que o vírus influenza, responsável pelas constipações, gripes e pneumonias, se torne mais resistente e consiga viver o tempo suficiente para afetar organismos saudáveis. Por outro lado, o risco de contágio é agora maior, já que este vírus se propaga mais rapidamente em ambientes fechados, quentes e com aglomerados de pessoas, cenários típicos do inverno.

ALIADO PODEROSO

Para combater esta ameaça, é necessário aumentar as defesas naturais e reforçar o sistema imunitário. Um dos aliados mais poderosos e mais populares em todo o mundo é a própolis, o “escudo protetor” das abelhas, muitas vezes confundido com o mel, que ficou famoso pelas receitas caseiras para aliviar sintomas de gripe, como tosse ou garganta irritada.

Esta substância, que é bastante mais complexa que o mel, consiste numa massa com aspeto de resina que as abelhas obtêm de plantas, árvores ou rebentos, e que é depois utilizada para revestir as colmeias e protegê-las de agentes externos nocivos. Foi precisamente esta utilização que inspirou o seu nome, que deriva do grego “pro” (em favor de) e “pólis” (cidade).

TRIPLA AÇÃO

E porque é a própolis tão importante na prevenção de gripes? Em primeiro lugar, a própolis oferece uma importante ação imunomoduladora, ou seja, aumenta a proliferação de vários tipos de células imunológicas, como linfócitos e células apresentadoras de antigénios, bem como a ação bactericida, fungicida e virucida de muitas delas, levando ao aumento da resistência a doenças e infeções.

Por outro lado, tem uma ação antiviral, sendo um forte aliado no combate ao vírus influenza; e uma ação antibacteriana, já que funciona como antibiótico natural, destruindo bactérias nocivas.

A própolis é composta por vários fitoquímicos que as plantas usam para se defender de infeções e que as abelhas usam para proteger o seu mel. Alguns estudos apontam até que a própria composição da própolis – complexa, como já referimos – permite-lhe que as bactérias não consigam criar resistências.

VÁRIAS FORMAS DE CONSUMO

São inúmeros os benefícios da própolis e estão disponíveis sob várias formas de consumo, adaptadas à diferentes necessidades e recomendadas para todas as idades. Uma das suas utilizações mais frequentes é através de pastilhas efervescentes com zinco e vitamina C, que contribuem para o reforço do funcionamento normal do sistema imunitário. Uma solução prática e indispensável para o dia a dia, já que a própolis tem a capacidade de preservar a ação da vitamina C.

Para aliviar os primeiros sintomas de gripe e travar a sua evolução, a solução passa, pois, pela toma de suplementos à base de própolis, vitamina C e zinco. Juntos, estes ingredientes ajudam a fortalecer as defesas naturais e protegem as células da oxidação. Podem ser ainda consumidos como preventivo, sem efeitos secundários ou limites de dosagem diária, em épocas mais propícias ao contágio de gripes e constipações.

Para gargantas irritadas, a sugestão é um spray oral de própolis, que suaviza e alivia a dor. Esta solução é ainda mais eficaz se o spray incluir na sua composição erva-dos-cantores (ou rinchão), uma planta conhecida pelo elevado teor de mucilagens, que lubrificam e desinflamam as irritações da garganta, sendo muito útil em caso de afonia, faringite ou tosse. O spray pode incluir também extrato de eucalipto, com propriedades antisséticas, e tomilho, que facilita a eliminação do muco.

As soluções naturais à base de própolis podem ser facilmente encontradas em lojas dietéticas e estão disponíveis em formatos muito práticos para toma diária. Um ótimo acessório de inverno, que juntamente com bons agasalhos e alimentação reforçada, vai permitir usufruir em pleno da estação.

Fonte: EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares / Escola de Saúde Integral