Pilates Kids: ensine o seu filho a brincar com postura

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PARA CONTRARIAR O SEDENTARISMO QUE HOJE É IMPOSTO ÀS CRIANÇAS, VENHA DESCOBRIR COMO O PILATES KIDS PODE AJUDAR A PROMOVER A ATIVIDADE FÍSICA E POTENCIAR A CRIAÇÃO DE BONS HÁBITOS POSTURAIS.

Pela Profª Rita Franco, Licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Coimbra e em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Aveiro. Exerce funções no Holmes Place Arrábida como fisioterapeuta, personal trainer, instrutora de Pilates e Body Balance. Trabalha também como formadora na Holmes Place Training Academy, no âmbito do Pilates, Personal Training Foundation Course, Plataformas Vibratórias e Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

Há uns anos, as crianças brincavam na rua, corriam descalças na terra e subiam facilmente às árvores com um enorme sorriso. Hoje, passam horas fechadas em casa, com um computador, tablet ou telemóvel à frente dos olhos. O sedentarismo quase que imposto às nossas crianças faz com que estas desenvolvam uma maior propensão para posturas desequilibradas, excesso de peso e determinadas doenças. As crianças crescem preguiçosas e sem energia! Para contrariar esta tendência, descubra como o Pilates Kids pode ajudar o seu filho a prevenir o sedentarismo e potenciar a criação de bons hábitos posturais!

O QUE É O PILATES?

O método foi criado por Joseph Pilates, no início do século XX, e consiste num sistema de treino corporal muito completo, em que o corpo é trabalhado como um todo, desde a musculatura mais profunda à mais periférica.

Os exercícios que compõem o método Pilates envolvem contrações isotónicas e, principalmente, isométricas, com ênfase no que Joseph denominou “power house”. Durante os exercícios, a respiração está associada à ativação do diafragma, transverso abdominal, multífidos e dos músculos do pavimento pélvico.

PILATES PARA CRIANÇAS

Joseph Pilates tinha dois grandes sonhos:

1º – Que o seu método fosse difundido por todo o mundo e a palavra Pilates fosse comum para todas as pessoas.

2º – Que o Pilates pudesse ser praticado pelas crianças, para que estas não perdessem os seus movimentos naturais.

E assim foi…

Em 2006, nos EUA, o Pilates Kids começou a ganhar força junto de educadores físicos, fisioterapeutas e alguns médicos, sendo implementada uma campanha para aplicação do método nas escolas, com o intuito de reduzir as queixas de dores nas costas provocadas por: sedentarismo, mochilas demasiado pesadas, mobiliário escolar inadequado, uso mais frequente de aparelhos eletrônicos, excesso de peso e sobrecarga de disciplinas teóricas em detrimento da Educação Física!

A postura é um hábito que se adquire! Assim, uma boa ou uma má postura resultam de ações repetidas e, na criança, devido à sua grande flexibilidade, esta tem tendência a ficar em posições erradas, apesar de se sentir confortável. Revela-se, desde modo, importante desenvolver a manutenção do correto alinhamento corporal, visto que as alterações posturais na infância podem predispor a condições denegerativas da coluna na vida adulta.

Como diz Jeanne Karlette (2018), “Conduzir a criança a realizar um tipo de exercício físico desde a sua infância, no período onde os movimentos ainda não estão especializados, colabora de forma positiva no seu desenvolvimento e na continuidade desta atividade até à fase adulta, de forma preventiva a manter posturas adequadas, tornando-a num adulto saudável”.

O Pilates Kids protege as crianças de lesões precoces, ajuda no desenvolvimento psicomotor e aumenta a probabilidades de se tornarem adultos ativos e mais felizes. O método exercita a mente e o corpo através do brincar e, simultaneamente, desenvolve a aprendizagem, por meio de exercícios diferentes e divertidos.

Leia o artigo completo na edição de dezembro 2019 (nº 300)

 

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