Um estudo que envolveu mais de 25.000 participantes demonstrou que os benefícios da suplementação com vitamina D dependem do Índice de Massa Corporal. Saiba porque pessoas com excesso de peso podem precisar de doses superiores desta vitamina fundamental.
A vitamina D ajuda a manter ossos, dentes e músculos saudáveis, contribuindo também para o reforço do sistema imunitário. Muitas pessoas tomam um suplementos de vitamina D, contudo, segundo um novo estudo americano 1, nas pessoas com excesso de peso a vitamina D não é tão eficaz.
O estudo publicado no JAMA Network Open, baseia-se nos dados do ensaio VITAL, que envolveu 25.871 americanos, homens e mulheres, de meia-idade e mais velhos. Os cientistas concentraram-se em 16.515 participantes deste estudo. Com base em amostras de sangue, fizeram o doseamento sérico da vitamina D e de biomarcadores da vitamina D que reflectem o modo como o organismo metaboliza e utiliza este nutriente.
Pessoas com excesso de peso precisam de doses mais elevadas
Ao comparar o grupo de pessoas com peso normal (IMC inferior a 25) com o grupo que tinha excesso de peso, observaram uma grande diferença. As pessoas com excesso de peso não tiveram os mesmos benefícios para a saúde que as pessoas com peso normal, mesmo tomando uma dose igual de vitamina D. Com base neste estudo e em investigações anteriores, os cientistas admitem que as pessoas com excesso de peso precisam de uma dose mais elevada de vitamina D para que o nutriente seja benéfico.
1 Association of Body Weight With Response to Vitamin D Supplementation and Metabolism JAMA Netw Open. 2023;6(1):e2250681. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.50681