Pés cuidados, pés agradecidos!

0

A podologia é a ciência que previne, estuda, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano. Siga os conselhos dos especialistas: os seus pés agradecem!

 

Durante décadas, os portugueses entregaram os seus pés ao cuidado de calistas e pedicuros, cuja formação técnica pertence à área da estética e cujos resultados nem sempre são satisfatórios.

Há alguns anos, no nosso país, surgiu uma nova especialidade da saúde, a Podologia, que tem como definição: a ciência que previne, estuda, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano.

A QUEM INTERESSA?

A Podologia abrange utentes de todas as faixas etárias, tendo especial atenção com as crianças – Podopediatria –, idosos – Podogeriatria – e pacientes diabéticos ou reumáticos – pé de risco.

De entre as patologias mais frequentes, na consulta de Podologia, destacam-se:

PRESENÇA DE CALOSIDADES (queratopatias) – Normalmente, estas lesões aparecem quando existe uma fricção dessa zona do pé com o calçado. Por vezes, são extremamente dolorosas. Há que determinar qual a causa que origina estas lesões, para as eliminar.

VERRUGAS – Estas lesões são de origem vírica: quer isto dizer que há sempre o risco de autocontágio noutras zonas do corpo ou até mesmo o contágio da própria família. Geralmente, as verrugas são confundidas com calos por profissionais sem formação específica. Há que realizar um relatório clínico detalhado, de modo a adquirir um correto diagnóstico.

UNHAS ENCRAVADAS (onicocriptose) – Na maioria dos casos, as unhas encravadas são devidas ao corte incorreto. Também podem aparecer devido à forma da unha, que por ser demasiado curva, encrava com maior facilidade ou mesmo devido a uma biomecânica incorreta do pé.

Leia o artigo completo na edição de janeiro 2017 (nº 268)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA