No próximo dia 5 de junho, a partir das 16h00, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebe um evento nacional que pretende colocar a fertilidade no centro da ação coletiva. Promovida pelo Movimento +Fertilidade, esta iniciativa reúne empresas, especialistas e representantes institucionais com um objetivo comum: mobilizar o setor empresarial para um compromisso ativo com a promoção da parentalidade e da saúde reprodutiva em Portugal.

Numa altura em que o acentuado declínio das taxas de natalidade se afirma como um dos maiores desafios em matéria de saúde pública e sustentabilidade social, é urgente acelerar o desenvolvimento de políticas e soluções inovadoras que ajudem a inverter esta tendência.

“A fertilidade deixou há muito de ser apenas uma questão estatística: trata-se de um tema estrutural, com implicações profundas na demografia, na economia e na organização social do país. Nesse sentido, é urgente atuar e envolver todo o tecido empresarial para contribuir com iniciativas que ajudem as famílias para inverter esta tendência demográfica negativa”, afirma Luís Vicente, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR), entidade líder deste movimento.

O programa do evento inclui momentos de inspiração e debate em torno do papel das empresas no apoio à parentalidade. Um dos destaques será a apresentação oficial do Movimento +Fertilidade pela Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade), seguindo-se uma intervenção dedicada ao tema “O papel das empresas na sociedade moderna”. O ponto alto da tarde será uma mesa-redonda que reunirá empresas já aderentes ao movimento para discutir o impacto das boas práticas na retenção de talento.

A fechar o encontro, a SPMR fará uma análise crítica aos principais tópicos debatidos, deixando um apelo à ação coletiva como resposta concreta ao panorama atual da fertilidade em Portugal.

Este será também o momento simbólico de reforço Movimento +Fertilidade — a assinatura, pelas empresas, de uma carta de compromisso que convida empresas e instituições a adotarem medidas concretas que favoreçam a parentalidade.

A iniciativa é promovida pela APFertilidade, pela SPMR e pela Ordem dos Médicos, com o apoio de diversas entidades públicas e privadas.

Mais informações e inscrições disponíveis em: https://inscricoes-movimentomaisfertilidade.pt/