Quantas vezes ouviu a expressão “nós somos aquilo que comemos”? Este ditado é bastante popular e, apesar de não estar errado, também não está totalmente certo. Vou explicar porquê.

Artigo da responsabilidade de Tatiana Alves, coach de Saúde Holística

 

Quando pensa em nutrição, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Possivelmente, pensou em algum alimento em concreto, no entanto, a nossa alimentação é apenas uma parte da equação para sermos saudáveis. As escolhas que fazemos em todos os aspetos da nossa vida – as nossas relações, o nosso trabalho, o ambiente onde estamos inseridos, o nosso estilo de vida – também contribuem para o nosso bem-estar e, consequentemente, para a nossa saúde.

Já refletiu sobre como a sua carreira ou como as relações que tem ou, até mesmo, o simples ato de ler um livro num café lhe trazem satisfação? Isto também é nutrir! E estes são apenas alguns exemplos do que considero ser a alimentação primária, as partes da nossa vida que alimentam o nosso corpo, a nossa mente e o nosso espírito fora do nosso prato.

SAÚDE É FELICIDADE

Como Health Coach, vejo a saúde como um fator fundamental para a felicidade. E quando falamos em saúde, não nos estamos a referir apenas à ausência de doença, falamos de construir um estilo de vida que nos traga mais vitalidade e plenitude em todas as áreas da nossa vida. E é aqui que entra o conceito de saúde holística.

A saúde holística é, nada mais, nada menos, do que olhar para a saúde como um todo – uma abordagem de mente, corpo e alma. Onde observas o panorama geral e compreendes a ligação entre os diferentes tipos de saúde – física, mental, emocional e espiritual – e como é que esta interligação te pode ajudar a ter mais equilíbrio e satisfação na tua vida.

JORNADA DE SAÚDE E BEM-ESTAR

A nossa jornada de saúde e bem-estar, por vezes, pode ser avassaladora pela quantidade de informação que existe disponível para consulta sobre esta temática. Por isso, quero partilhar os cinco passos que considero a base de qualquer viagem de bem-estar, que permitem que construa o caminho do seu “eu” mais saudável. Vamos a isso?

  1. Nutrir

O que consome, tanto dentro como fora do prato, pode energizar-lhe ou esgotar-lhe. Opte por alimentos integrais, minimamente processados e densos em nutrientes. Fora do prato, considere o seu ambiente de trabalho, as suas interações com os outros, e reflita sobre como estas partes da sua vida lhe fazem sentir.

  1. Hidratar

O nosso corpo é constituído por 60% de água. Embora possa parecer uma dica simples, o ato de hidratar vai ter um impacto muito significativo na maneira como se sente. Se não sabe por onde começar, experimente beber dois copos de água em cada hora ou experimentar novos sabores de chás.

  1. Mover

Se a prática de exercício físico não faz parte da sua vida, experimente encontrar pequenas formas de começar a trazer mais movimento ao seu dia a dia – pode ser um passeio perto de casa ou tirar algum tempo no seu dia para fazer alguns alongamentos.

  1. Descansar

Estar em repouso é tão importante como estar ativo. Ao longo do seu dia, vá fazendo pausas de 10/15 minutos, para descanso mental e físico. O descanso também inclui dar prioridade ao nosso sono: a manutenção da quantidade adequada de sono de qualidade é essencial para o seu bem-estar.

Crie uma rotina noturna: pode optar por luzes mais baixas, evitar mexer em aparelhos eletrónicos pelo menos 45 minutos antes de ir dormir, tomar um duche quente, são algumas das sugestões para a sua rotina noturna. O importante será escolher atividades calmas e relaxantes, para preparar o seu corpo para o repouso.

  1. Relacionar

As relações e conexões sociais que temos com os outros são vitais e desempenham um poderoso papel no nosso bem-estar. Cultive as relações que lhe são próximas: por exemplo, tem algum amigo que já não vê há algum tempo? Este é o momento ideal para pegar no telefone e ligar-lhe.

Leia o artigo completo na edição de dezembro 2022 (nº 333)