Com o objetivo de colmatar uma lacuna existente no atual panorama nacional, acaba de ser lançado o “Transgender Health Institute by Instituto Português da Face”, um projeto que surgiu para dar resposta médica às necessidades das pessoas trans, num ambiente acolhedor, inclusivo e respeitoso, onde cada pessoa possa sentir-se apoiada e segura. O THI dispõe de uma equipa multidisciplinar, altamente qualificada, com experiência e disponível no acompanhamento da pessoa trans nas suas mais diversas áreas e fases do processo de afirmação de género.
A missão deste novo centro clínico vai além dos cuidados médicos tradicionais, contemplando uma abordagem que compreende as necessidades físicas, emocionais e sociais de cada utente. O Transgender Health Institute (THI) destaca-se através de uma abordagem clínica baseada em evidência científica, personalizando a melhor solução para cada caso. Tendo por base a satisfação e o bem-estar, a proximidade e o envolvimento familiar são também essenciais em todos os procedimentos desenvolvidos.
Apostando na inovação e na qualidade nos cuidados afirmativos continuados de saúde e tratamentos de pessoas trans, o THI pretende também ser reconhecido como um centro de excelência que presta não só cuidados de saúde de alta qualidade como também desafia estigmas, promove a educação e contribui para a valência dos direitos da comunidade trans. Para que no futuro todas as pessoas, independentemente da sua identidade ou expressão de género, tenham acesso igualitário a serviços de saúde de qualidade, sem discriminação e sem obstáculos.
No entanto, e apesar da natural evolução da sociedade, a comunidade trans continua a ter sérias dificuldades no acesso à saúde, sendo, ainda hoje, alvo de estigma social e discriminação. Nesse sentido, é cada vez mais importante a criação de um projeto como o THI em Portugal, conforme explica a psicóloga e sexóloga clínica Sara Malcato, coordenadora do THI: “O THI é um projeto inovador e representa um passo histórico para a saúde trans no nosso país. Até agora, o acesso a cuidados afirmativos estava muitas vezes disperso, com longas listas de espera no SNS e falta de profissionais com conhecimentos e preparação específica para o atendimento inclusivo e seguro. O THI pretende ser um espaço seguro, especializado e digno, onde as pessoas trans são vistas e acolhidas na sua totalidade, sem estigma nem patologização. É, acima de tudo, um reconhecimento de que o direito à saúde também nos pertence.”
Por outro lado, Sara Malcato sublinha também que “o THI pode ajudar de várias formas, oferecendo acompanhamento especializado em diversas áreas multidisciplinares. Também diminui o sofrimento associado à disforia de género ao permitir acesso mais rápido e seguro a estes cuidados. E, talvez mais importante, porque disponibiliza às pessoas trans a possibilidade de viverem plenamente, com autoestima e autonomia, sem terem de recorrer a soluções precárias e desadequadas à sua realidade.”
Focado na saúde e no bem-estar, o Transgender Health Institute é composto por diversos departamentos que vão de encontro às necessidades específicas de cada utente, nomeadamente: Cirurgia Corporal, Cirurgia Facial, Redesignação Genital, Cirurgia da Voz, Psicologia e Sexologia, Endocrinologia, Medicina Estética Facial, Medicina Capilar e Medicina Dentária.














You must be logged in to post a comment.