O prazer da comida não vem apenas do seu sabor. Há alimentos que, comprovadamente, possuem propriedades capazes de provocar a sensação de bem-estar, bom humor e tranquilidade. Por outras palavras, deixam-nos felizes.

No dia em que chega a primavera, comemora-se também o Dia Mundial da Felicidade e não podiam estar mais em consonância. A Juice Plus+ , empresa especializada em bem-estar e saúde, lista alguns dos melhores alimentos para gerar endorfinas, que deixam qualquer um de sorriso no rosto e água na boca.

Cacau – Há pesquisas que garantem que o consumo de chocolate preto puro, em pequenas quantidades todos os dias, além de melhorar o sistema cardíaco, gera endorfinas, as hormonas da felicidade. Os nutricionistas aconselham que a dose diária de 20 gramas não deve ser ultrapassada e que deve fazer parte de uma dieta equilibrada que inclua atividade física.

Ovos – Altamente recomendado para gerar endorfinas, especialmente graças à sua elevada quantidade de hidratos de carbono e que são ricos em triptofano (especialmente a gema). O triptofano contribui para a produção de melatonina e serotonina. A melatonina ajuda a regular o ciclo do sono e acredita-se que a serotonina ajude a regular o apetite e o humor.

Aveia – Composto por hidratos de carbono e fonte do aminoácido triptofano, a aveia ajuda o organismo a liberar serotonina e, com isso, provoca a sensação de felicidade. Com o crescimento dos níveis cerebrais de serotonina, os sintomas de depressão e insónia reduzem.

Espinafres – Não é por acaso que o Popeye ficava mais forte e saudável quando comia espinafres. Este vegetal pode ser uma boa arma contra a tristeza, já que contém potássio e ácido fólico.

Abacate – O abacate possui na sua composição a vitamina B3, que atua sobre o sistema nervoso central. Essa propriedade colabora com a manutenção das hormonas que regulam as substâncias químicas do cérebro e garantem um efeito relaxante e uma sensação de bem-estar.

Banana – Uma boa opção para ficar mais feliz através da alimentação. Na sua composição há triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, e as vitaminas B6 e biotina. Também chamada de piridoxina, a vitamina B6 que previne a depressão, ansiedade e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.

Fonte: Juice Plus+