Há nutrientes que são fundamentais para o nosso organismo, ajudam a melhorar a nossa saúde e a prevenir certas doenças, sobretudo as ligadas à imunidade. O selénio e o zinco apoiam o sistema imunitário, a função da tiroide e a manutenção do cabelo, unhas e pele saudáveis. Tudo isto (e ainda mais)…
O selénio faz parte da estrutura de 25 selenoproteínas, moléculas vitais que desempenham diferentes funções no organismo, como, por exemplo, o reforço do sistema imunitário e a nível da defesa antioxidante. Mas será que obtemos o suficiente?
PEIXE, CEREAIS E FRUTOS SECOS
Peixe, alimentos integrais, fígado e rins são algumas das maiores fontes de selénio. E, sobretudo, a castanha-do-pará. Mas algum destes alimentos faz parte da sua lista de compras? Se assim não for, poderá ter de fazer algumas alterações. Ou tomar um suplemento de selénio em comprimidos, o que é uma forma muito prática de fornecer ao organismo a quantidade necessária deste nutriente essencial.
IMPORTANTE PARA O METABOLISMO E HORMONAS TIROIDEAS
Este mineral é também fundamental para manter o funcionamento normal da glândula tiroide. Esta glândula regula a velocidade do metabolismo, pelo que a falta de selénio faz abrandar a velocidade metabólica. Daí que, por vezes, por mais que se tente, não se consegue perder peso.
A tiroide segrega duas formas de hormonas tiroideias, a T3 e a T4. A T4 é convertida em T3 (também conhecida por hormona tiroideia ativa, pois é 4 a 5 vezes mais ativa do que a T4). Esta conversão depende da presença de selénio. Quando há falta deste nutriente essencial, o organismo segrega T3 em quantidade demasiado insuficiente para manter a velocidade metabólica normal.
UM ALIADO CHAMADO ZINCO
Quando o selénio é combinado com zinco, outro micronutriente essencial, os efeitos refletem-se também na pele. O organismo utiliza-o para manter os mecanismos de reparação da pele que participam na renovação das células cutâneas e na promoção dos processos de cicatrização necessários à manutenção da juventude, retardando o envelhecimento. Se as unhas têm tendência para se partirem, ficam também mais fortes quando repostos os níveis ideias deste mineral. Também quem sofre de queda de cabelo poderá bastar repor os níveis de selénio no organismo para conquistar um cabelo volumoso, brilhante e saudável. O aporte de nutrientes reflete-se no aspeto exterior, portanto se quisermos que a nossa pele, cabelo e unhas tenham um aspeto saudável, é preciso ter em conta a ingestão destes nutrientes.
Curiosamente, a queda de cabelo, pele seca e unhas frágeis são também sinais de metabolismo lento. Se se aumentar o aporte de selénio, é muito natural que estes sintomas desapareçam.
NUTRIENTES COM DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA
Uma vez que a biodisponibilidade (fração realmente absorvida pelo organismo) do selénio depende fortemente da sua forma química, prefira uma fórmula à base de levedura de selénio orgânico, combinada com zinco, disponível nas farmácias.
Ao contrário das fontes de selénio inorgânico, habitualmente presentes em suplementos alimentares mais baratos (porque o custo de fabrico é menor), o selénio orgânico tem uma maior biodisponibilidade no organismo. Isto significa que é assimilado mais rapidamente no sistema digestivo e incorporado nas várias proteínas selenodependentes, promovendo a saúde e a beleza que será visível por fora.