Os dias das Jornadas Mundiais da Juventude preveem-se longos e quentes, contando com a participação de milhares de peregrinos e inúmeros voluntários. Para que todas as atividades possam ser aproveitadas ao máximo, é essencial assegurar uma correta alimentação e hidratação, que forneça a energia necessária e promova a concentração e o bem-estar.

Artigo da responsabilidade da Dra. Juliana Santos Caçoilo. Especialista em Medicina Geral e Familiar na Clínica CUF Montijo

 

 

Por forma a evitar problemas relacionados com uma má preparação/acondicionamento dos alimentos ou com a inadequada ingestão alimentar e hidratação, sugerem-se algumas regras e cuidados:

  • O ideal são refeições leves, com baixo teor de gordura, evitando alimentos demasiado condimentados ou salgados, fritos ou processados.
  • Prefira alimentos com elevado teor de água, vitaminas e minerais, como a fruta e os legumes, dando preferências aos hortofrutícolas da estação.
  • Inclua nas suas refeições uma proteína magra (frango, peixe) dando preferência aos grelhados ou cozidos, e não esqueça as fontes de hidratos de carbono, como o pão, massa ou arroz.
  • Evite alimentos facilmente perecíveis ou sensíveis ao calor – idealmente, deverá consumir alimentos frescos ou cozinhados no momento. Caso não seja possível, deverá evitar o transporte de alimentos que necessitem de frio para se conservarem, privilegiando os alimentos que possam permanecer à temperatura ambiente.
  • Evite alimentos crus ou mal cozinhados, como ovos, carne ou marisco. Tenha atenção especial aos molhos à base de ovos, maionese ou lácteos. Evite-os, caso não seja possível a sua refrigeração adequada.
  • Lave bem as mãos, antes das refeições, e não se esqueça de lavar também os alimentos que serão consumidos crus (frutas e hortícolas).
  • Faça pequenas refeições ao longo do dia, não passando mais de 2-3 horas sem comer – prepare alguns snacks saudáveis, como frutos secos, barras de cereais ou frutas frescas.
  • Não se esqueça de aumentar a ingestão de água, mesmo sem ter sede. As águas aromatizadas ou infusões à temperatura ambiente podem ser alternativas para que se mantenha hidratado. Para evitar a desidratação, é também importante procurar lugares frescos ou com sombra, principalmente nas horas de maior calor, e utilizar roupas leves e frescas.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, com muita cafeína, estimulantes e/ou com elevado teor de açúcar, uma vez que podem agravar a desidratação.
  • No caso de suspeitar de desidratação (boca e lábios secos, tonturas, dor de cabeça, urina escura ou diminuição da quantidade, fadiga, fraqueza ou confusão mental), deve procurar um local fresco e hidratar-se assim que possível, com água ou soros de reidratação oral. No caso de situações mais graves, deverá procurar ajuda médica.
  • Esteja atento aos sinais de intoxicação alimentar (náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal, mal-estar geral) e procure ajuda, assim que possível.