A propósito do Dia Mundial do Sono, que se celebra a 18 de março, o Hospital de Santa Maria – Porto promove um rastreio de apneia do sono. A doença afeta 2 a 4% da população de meia-idade e pode estar associada a outras patologias, sendo também causa de muitos acidentes, nomeadamente de viação.

 

O Hospital de Santa Maria – Porto, unidade de saúde privada localizada no centro da cidade do Porto, promove na sexta-feira, 18 de março, um rastreio de apneia do sono, associando-se à celebração do Dia Mundial do Sono. O rastreio é gratuito e realiza-se nas suas instalações, entre as 9h00 e as 18h00, sendo dirigido a adultos com mais de 18 anos que apresentem os seguintes sintomas:

  • ressonar,
  • despertar noturno,
  • história de paragens respiratórias noturnas com sensação de sufocação, que podem durar vários segundos ou mesmo minutos,
  • sonolência diurna

A apneia do sono (ou síndrome de apneia obstrutiva do sono) consiste numa obstrução ao nível das vias aéreas superiores durante o sono, que pode ser parcial, dando origem ao ressonar, ou total, provocando paragem respiratória com sensação de sufocação, que pode durar vários segundos ou mesmo minutos. É uma patologia que afeta mais os homens do que as mulheres e que é grave. Não sendo tratada, a apneia do sono pode ter como consequências mais frequentes a sonolência excessiva diurna, doenças cardiovasculares e elevado risco para acidentes de viação.

No âmbito deste rastreio, o Hospital de Santa Maria – Porto oferece 40 consultas de diagnóstico, para as quais é necessária inscrição prévia, através do telefone 225 082 000.

O rastreio inclui um inquérito para despiste da apneia do sono, orientado pela equipa técnica de Pneumologia, que será seguido por uma consulta com um médico desta especialidade, contando com a colaboração dos pneumologistas Dr. João Almeida e Dr. José Carlos Carneiro.

“Este é o terceiro rastreio que realizamos no âmbito da nossa iniciativa “12 Meses, 12 Rastreios”, desta vez associado à celebração do Dia Mundial do Sono. As patologias do sono, embora não sejam muito faladas, afetam muitas pessoas, estimando-se que o grupo de risco alcance 2% a 4% da população de meia-idade, especialmente os homens, em grande parte devido à obesidade”, refere o Dr. Rui Pinto, diretor clínico do Hospital de Santa Maria – Porto.

 

“12 Meses, 12 Rastreios”

O rastreio de apneia do sono é uma das ações que integram a iniciativa “12 Meses, 12 Rastreios”, através da qual o Hospital de Santa Maria – Porto se propõe apoiar a população em geral, para o diagnóstico precoce de um conjunto de patologias. Esta ação consiste na oferta de consultas de rastreio e exames de diagnóstico, envolvendo uma especialidade diferente todos os meses ao longo de 2022.

No total, serão mais de 500 consultas e outros tantos exames que, durante o ano, serão oferecidos à população.