As doenças periodontais, onde se incluem a gengivite e a periodontite, são doenças crónicas que afetam os tecidos de suporte dos dentes. São muito prevalentes e, infelizmente, passam muitas vezes despercebidas, sendo apenas diagnosticadas numa fase avançada.
As chamadas doenças das gengivas afetam os tecidos que envolvem e suportam os dentes e atingem cerca de 3 em cada 4 pessoas. A sua designação correta é “doenças periodontais”, pois afetam o pediodonto, que inclui a gengiva, o osso e outros tecidos responsáveis por manterem os dentes firmes nos maxilares.
As doenças periodontais dividem-se em dois grupos:
GENGIVITE – Ocorre apenas inflamação da gengiva. Os principais sintomas são hemorragia, edema ou inchaço das gengivas, podendo existir dor, mas nem sempre. A principal causa da gengivite é a acumulação de bactérias junto da gengiva, formando uma película à qual se chama placa bacteriana. É muito frequente e facilmente tratável.
PERIODONTITE – Não afeta apenas a gengiva, sendo caracterizada também por perda óssea e aumento da mobilidade dos dentes, podendo mesmo levar à perda de uma ou mais peças dentárias. É também causada por placa bacteriana e pode ser agravada por outros fatores, como o tabaco ou a diabetes não controlada.
Quando a gengivite não é tratada, pode evoluir para periodontite (vulgar “piorreia”). Com o tempo, a placa bacteriana pode-se espalhar e crescer por baixo da gengiva. As toxinas produzidas pelas bactérias irritam a gengiva e estimulam uma resposta inflamatória crónica por parte do organismo do indivíduo, e os tecidos e o osso que suporta os dentes são afetados e destruídos. As gengivas separam-se dos dentes, formando bolsas periodontais (espaços entre os dentes e as gengivas) que se tornam infetadas. À medida que a periodontite avança, as bolsas tornam-se cada vez mais profundas, e mais tecido gengival e osso são destruídos. Este processo destrutivo apresenta sintomas que podem passar despercebidos. Eventualmente, os dentes podem apresentar mobilidade e cair, se não for instituído qualquer tipo de tratamento.
Como se trata a doença periodontal?
A gengivite é tratada através da modificação dos hábitos de higiene oral. O uso correto da escova de dentes e a utilização de fio dentário diariamente são fundamentais para eliminar a inflamação das gengivas. Devem ser realizadas consultas periódicas com o dentista ou com o higienista oral, sendo recomendadas visitas de 6 em 6 meses, para a avaliar os dentes e as gengivas, bem como para realizar destartarização.
No tratamento da periodontite, a primeira fase é muito semelhante ao tratamento da gengivite, sendo essencial a higienização correta dos dentes realizado pelo próprio, e sendo necessário uma limpeza pelo profissional de saúde oral, que na periodontite implica, não só a uma limpeza da dos dentes, mas também uma limpeza das bolsas periodontais. Sendo essa limpeza algo morosa, podem ser necessárias várias consultas.
Leia o artigo completo na edição de março 2022 (nº 325)