Frutas protetoras: vitaminas em estado puro

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As frutas são o depósito natural e mais abundante de vitaminas, especialmente das chamadas antioxidantes. E possuem substâncias fitoquímicas que atuam como protetoras face a determinadas doenças.

 

Algumas frutas, como as cerejas, as uvas e os morangos, contêm ácidos que atrasam o efeito de agentes cancerígenos responsáveis por alguns tumores malignos. Os citrinos possuem substâncias fluidificantes do sangue, que previnem a formação de coágulos, enquanto as maçãs são portadoras de uma fibra solúvel – a pectina –, que ajuda a reduzir o colesterol e protege contra a diabetes. É longa a lista de substâncias presentes nas frutas, que ajudam o organismo a proteger-se contra as doenças. Existe uma fruta para cada época e para cada problema: o segredo está em saber “tirar-lhe o sumo”.

Alperce

Como todas as frutas e verduras de cor amarela, o alperce é muito ricos em carotenos, a forma vegetal da vitamina A, com comprovados efeitos protetores contra os cancros de estômago, esófago e garganta. É ideal para preparar a pele para o verão, isto é, para adquirir um bom bronzeado.

Durante o inverno, podem comer-se alperces secos, que têm algumas vantagens: muito potássio – útil para o coração – e muito ferro – especialmente indicado para as mulheres na menopausa. Contudo, há que ter em conta que os alperces secos têm muito mais calorias do que os frescos.

Em resumo, os alperces estão recomendados para:

  • proteger contra o cancro;
  • manter uma pele saudável e bronzeada;
  • evitar a anemia.

Ameixas secas

A ameixa seca constitui um excelente remédio contra a obstipação. Graças à sua riqueza em fibras, também pode ajudar a controlar o colesterol. Contém uma boa quantidade de betacarotenos, que protegem contra certas doenças cardíacas e oculares. É recomendável incluir ameixas secas na dieta das mulheres pós-menopáusicas, já que o boro ajuda a reter os estrogénios, hormona de que o organismo necessita para, por sua vez, conseguir reter o cálcio.

No entanto, as ameixas estão desaconselhadas se se pretende baixar de peso: apenas cinco ameixas contêm 115 calorias.

Recomendam-se para:

  • evitar a obstipação;
  • prevenir a osteoporose.

Arandos

Ricos em vitamina C e fibras, como quase todas as bagas, os arandos são bons aliados das dietas de emagrecimento. Graças ao seu alto teor em potássio e baixo em sódio, ajudam a manter um nível ótimo da pressão sanguínea.

O arando – mirtilo ou uva-do-monte, como também pode ser designado – é eficaz para:

  • prevenir as infeções urinárias – em sumo – e, portanto, são indicados para evitar as cistites;
  • emagrecer.

Banana

É a rainha do potássio –  451 mg por unidade – e, portanto, um alimento amigo do coração. Pelo seu conteúdo em vitamina B6, também protege o sistema imunitário.

A banana é uma fruta ideal para:

  • normalizar a pressão sanguínea e o funcionamento do coração;
  • prevenir arritmias cardíacas;
  • aumentar as defesas;
  • evitar as subidas e descidas de glucose no sangue.

Leia o artigo completo na edição de outubro 2019 (nº 298)

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