Faça exercício para combater a hipertensão: o seu coração agradece!

0

Está provado que o exercício físico reduz a incidência hipertensão, bem como o risco de doenças cardiovasculares. Se essa condição faz parte do seu dia a dia, venha descobrir quais os exercícios mais adequados para si.

 Artigo da responsabilidade da Profª Rita Franco, Licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Coimbra e em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Aveiro. Exerce funções no Holmes Place Arrábida como fisioterapeuta, personal trainer, instrutora de Pilates e Body Balance. Trabalha também como formadora na Holmes Place Training Academy, no âmbito do Pilates, Personal Training Foundation Course, Plataformas Vibratórias e Ginástica Abdominal Hipopressiva.

 

 

 

 

A hipertensão arterial é considerada a principal patologia cardiovascular dos países desenvolvidos. É um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronária, acidente vascular cerebral, doença renal crónica e insuficiência cardíaca.

A hipertensão, o diabetes, o cancro, a obesidade, as doenças cardiovasculares, a osteoporose e a depressão são categorizadas como doenças crónico-degenerativas, por provocarem a degeneração de todo o organismo (Haskell et al., 2007).

O exercício físico reduz a incidência da pressão arterial elevada, mesmo em indivíduos pré-hipertensos, bem como a mortalidade e o risco de doenças cardiovasculares (Becket et al., 2008). Se esta condição faz parte do seu dia a dia, venha descobrir quais os cuidados a ter com a prática de atividade física, bem como os exercícios mais adequados para si.

O QUE É A HIPERTENSÃO ARTERIAL?

A tensão arterial ou pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Assim, a hipertensão arterial (HTA) é a pressão excessiva exercida nas paredes desses vasos.

Cada vez que o coração se contrai (sístole), o sangue é expelido através da artéria aorta, atingindo-se assim a pressão máxima. Em seguida, a pressão dentro das artérias desce à medida que o coração relaxa. A pressão mínima atingida é chamada de pressão diastólica (PAD). A pressão arterial varia em resposta às diferentes atividades e emoções.

FUNÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL (PA)

O coração trabalha como uma bomba que mantém o fluxo de sangue no nosso corpo permanentemente em circulação. Com o sangue são distribuídos, através das artérias, oxigénio (O2) e nutrientes. Para isso e para o refluxo de substâncias nocivas e de dióxido de carbono (CO2), é necessária uma certa pressão arterial.

Quando o esforço do coração para bombear o sangue aumenta ou os vasos se estreitam, a PA aumenta. A regulação da PA é feita através de impulsos nervosos e hormonas que atuam sobre o sistema cardiovascular (por exemplo, a adrenalina).

Leia o artigo completo, com os exercícios recomendados, na edição de maio 2019 (nº 294)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA