Com a chegada do calor, muitas pessoas partem em busca de dietas de última hora para emagrecer e ficar em forma para o verão. No entanto, é importante lembrar que dietas restritivas e extremas podem ser prejudiciais à saúde e não trazer resultados duradouros.

Artigo da responsabilidade da Dra. Ana Catarina Correia. Nutricionista e Nutricoach. www.activcare.pt

 

Enquanto nutricionista, não me faz sentido falar e seguir dietas de verão! A alimentação saudável e o desejo de ter um peso equilibrado deve ser visto como uma forma de estar e não uma circunstância pontual ou sazonal na vida de uma pessoa.

Contudo, sabemos que no verão há, inevitavelmente, uma maior preocupação com o corpo e com o estar em forma, seja por se usar roupa mais reduzida, por haver uma maior exposição do corpo e até mesmo pelo aumento da vida social e dos convívios que caraterizam a época.

Mas a verdade é que não existe uma fórmula mágica ou um suplemento milagroso que nos faça perder peso de forma rápida e saudável, e muito menos de um dia para outro.

RECUPERAÇÃO DO PESO PERDIDO

Infelizmente, as dietas de última hora, também conhecidas como dietas da moda, não são eficazes a longo prazo e podem mesmo ser prejudiciais à saúde – podem levar a deficiências nutricionais e outros problemas de saúde –, uma vez que a perda de peso nestas dietas deve-se à perda de água e massa muscular, ao invés de massa gorda – o que realmente nos interessa perder –, havendo à posteriori uma recuperação muito rápida do peso perdido.

TEMPO E ESFORÇO

Para perder peso de forma saudável e duradoura, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, de forma continuada e consistente, assim como a prática regular de atividade física.

Isso significa escolher alimentos nutritivos, ao invés de se seguir dietas extremas que restringem grupos alimentares ou limitam drasticamente a ingestão de calorias.

Uma alimentação saudável deve incluir uma variedade de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

É importante também lembrar que a perda de peso saudável e duradoura requer tempo e esforço. Não há uma solução rápida ou milagrosa para a perda de peso, mas uma abordagem equilibrada pode ajudar a alcançar e manter um peso saudável a longo prazo, melhorando a saúde e a qualidade de vida. Desta forma, é possível manter um peso saudável e ter mais disposição e saúde ao longo do ano todo.

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

A alimentação mais saudável nos meses de calor deve concentrar-se em alimentos frescos e leves, como frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ricos em nutrientes, vitaminas e fibras, e ajudam a manter o corpo hidratado e com energia.

Além disso, é importante evitar alimentos processados e industrializados, que são ricos em sódio, açúcar e gordura saturada. Estes alimentos podem potenciar a retenção de líquidos, além de contribuírem para o ganho de peso e problemas de saúde a longo prazo.

Leia o artigo completo na edição de junho 2023 (nº 339)