O verão traz consigo dias quentes, soalheiros, bonitos e bastantes agradáveis, mas nem sempre sente que o seu estado psicológico e emocional está, também ele, positivo e com agradáveis níveis de bem-estar. Se é o caso, atente às dicas que se seguem.
Artigo da responsabilidade da Dra. Tânia Daniela Carvalho. Psicóloga Clínica
1
Desacelere e aprecie mais momentos do seu dia
A correria e a agitação em vivemos impede-nos de notar e apreciar mais momentos do nosso dia. Quando tomamos consciência disso, podemos escolher e decidir abrandar ou mesmo parar um pouco, aproveitando a oportunidade de absorver e sentir, ao invés de deixar ir, coisas que muitas vezes são importante e benéficas para nós.
2
Passe um tempo na natureza ou traga a natureza até si
Permita-se a um tempo de qualidade junto da natureza. Bastam uns pequenos minutos por dia para aproveitar o mundo natural. Abrace uma árvore, observe com curiosidade um pássaro que voa, aprecie a liberdade que isso lhe trás.
Quando não consegue mesmo deslocar-se até à natureza, então convido-o a trazê-la até si. E de que forma? Pode cercar-se de imagens relaxantes que evoquem a natureza ou pode ouvir o som da água de uma cascata a cair, experienciando os sons que ela tem para lhe oferecer.
Passar tempo na natureza está comprovado que melhora o humor, a saúde física e psicológica, o funcionamento cognitivo e o bem-estar.
3
Pratique a admiração
Sabia que sentir admiração influencia bastante o nosso estado de bem-estar? Em vez de passar por apenas uma experiência momentânea e passageira, permita-se ir mais profundo e experimente uma sensação de admiração forte e intensa. Conecte-se com o mundo exterior, conecte-se inteiramente com algo que esteja fora de si próprio. Por exemplo, faça uma caminhada de 20 minutos e sinta admiração nessa sua caminhada, tire selfies, aprecie a paisagem, desfrute dos sons da natureza. Ou então, aprecie a experiência maravilhosa que é a música ao ar livre (através de um concerto ou espetáculo musical) ou, ainda, exposições de arte. Verifique como emoções agradáveis começam a surgir.
4
Permita-se encontrar uma coisa inspiradora em cada dia
É realmente fácil ignorarmos coisas que estão bem à nossa frente, quando a rotina do dia a dia nos consome. É como se chegássemos ao final do dia e não tivéssemos dado valor a nada.
Pois bem, gostaria de o convidar a fazer diferente, mas sobretudo a fazer melhor por si. Partilho consigo que, hoje no meu dia, a minha fonte de inspiração será cuidar do meu pequeno bebé, olhando-o curiosamente e cuidando dele como muito carinho e amor à mistura. Pense já na sua fonte de inspiração para o dia de amanhã.
5
Observe a diferença entre olhar para algo e vê-lo realmente
Pode fazer este exercício, recorrendo a um objeto comum que usa no dia a dia: por exemplo, um copo que usa para beber água. Quando pega nesse copo diariamente (quase sem prestar atenção) e o vê como se fosse a primeira vez, ficará impressionado e admirado com a forma como ele foi criado a partir de areia em altas temperaturas. Questione-se. De que parte da terra veio essa areia? Quem foram as pessoas que ajudaram a criar isto? Experimente agora, por exemplo, com a comida e veja com uma lente pormenorizada a sua próxima refeição. Explore a sua curiosidade e aperfeiçoe a sua atenção, procurando uma atenção plena.
Leia o artigo completo na edição de julho-agosto 2022 (nº 329)
You must be logged in to post a comment.