As mulheres são o tema central do Dia Mundial da Diabetes deste ano e toda a projeção mediática adjacente deverá ser canalizada para o direito a um futuro saudável por parte de cada uma e em cada ponto do globo.
Pela Dra. Inês Simões, diretora de Comunicação Corporativa e Marca do Grupo Ageas
A realidade é crua:
- Mais de 199 milhões de mulheres vive com diabetes, estimando-se que a partir de 2040 sejam mais de 313 milhões;
- Duas em cada cinco mulheres que vive com diabetes está em idade reprodutiva e são mais de 60 milhões globalmente;
- A doença é a nona principal causa de morte em mulheres no mundo, causando cerca de 2,1 milhões de mortes por ano;
- As mulheres com diabetes tipo 2 são quase 10 vezes mais propensas a ter doença cardíaca coronária do que as mulheres sem esta condição;
- As mulheres com diabetes tipo 1 têm o risco aumentado de um aborto precoce ou de ter um bebé com malformações.
É neste contexto que a consciencialização para uma maior prevenção da doença tem que ser ativa e constante por parte de todos os agentes ligados à área da saúde. Na Médis, através dos mais variados especialistas, procuramos dar resposta a todas as questões de clientes e potenciais clientes relativamente às melhores medidas de prevenção. Somos também uma marca muito ligada a tudo o que envolva o bem-estar da mulher e por isso lançámos um levantamento interno exclusivo para este dia entre médicos e enfermeiros. Assim, avançamos com as 4 medidas de prevenção mais transmitidas às mulheres portuguesas, por parte dos nossos especialistas:
- Procurar praticar entre 3 a 5 horas de exercício físico por semana.
- Evitar comidas com alto teor de gordura e açúcar. Idealmente, procurar alimentos proteicos, vegetais e frutas.
- Manter um peso ideal através de exercício e refeições equilibradas.
- Verificar o colesterol no sangue pelo menos uma vez por ano. O colesterol total deve ser inferior a 200 mg/dl, com LDL inferior a 100 mg/dl, HDL (bom colesterol) acima de 60 mg/dl e triglicerídeos abaixo de 150 mg/dl.
As mulheres de todas as idades são os principais agentes na adoção de estilos de vida saudáveis para melhorar a saúde e o bem-estar das futuras gerações. Uma realidade ainda mais relevante quando constatamos que 70% dos casos de mulheres com diabetes tipo 2 pode ser prevenido através da adoção de um estilo de vida saudável. É com esta consciencialização coletiva que temos que construir hoje, um melhor amanhã para um número crescente de pessoas.
Para mais informações consulte:
https://www.facebook.com/SeguroMedis/
https://www.medis.pt/