O verão pede banhos refrescantes no mar ou na piscina. No entanto, esses momentos de pura descontração e diversão podem provocar muitos danos ao nosso cabelo, se não tivermos os cuidados adequados.

 

A água do mar e da piscina, com sal e cloro respetivamente, aliada à exposição solar, areia, excesso de suor, entre outros fatores, podem causar danos irreparáveis no cabelo e, por isso, o verão é uma estação do ano que exige cuidados redobrados.

Especialistas partilham 10 recomendações e medidas de prevenção que irão minimizar os danos e salvaguardar a saúde do nosso cabelo durante os meses mais quentes.

 Hidratação

A exposição ao sol, o cloro das piscinas e o sal deixam os cabelos secos e sem vida, especialmente os cabelos loiros com madeixas e coloração.

É fundamental hidratar o cabelo nesta época do ano com produtos que melhorem a sua estrutura e restituam o seu brilho. Mas é preciso ficar atento à fórmula dos produtos: o colagénio é sempre um ingrediente bem-vindo, pois fortalece o cabelo, ajudando-o a crescer.

Chapéu ou boné

O hábito de usar boné ou chapéu é benéfico, pois protege o cabelo da radiação ultravioleta. No entanto, não se deve abusar destes acessórios, pois sufocam o couro cabeludo, que também precisa de “respirar”.

Prender o cabelo

No verão, é muito prático usar o cabelo apanhado, mas esse hábito danifica o cabelo, principalmente se ainda estiver molhado. A tração contínua no cabelo, seja por elásticos ou escovas excessivamente agressivas, também pode causar a queda, a chamada alopecia de tração.

De qualquer forma, no caso de usar elásticos para prender o cabelo, é importante ter em atenção o material de que são feitos. Devemos privilegiar os de silicone ou revestidos com um material que não danifique o pelo e permita alguma liberdade ao mesmo.

Secar o couro cabeludo

De acordo com os especialistas, o secador é a melhor alternativa para secar o couro cabeludo, desde que este seja mantido distante da cabeça, a cerca de um palmo, com ar frio ou na primeira posição de calor.

Lavagem

Após a exposição do cabelo ao sol, ao mar e à piscina, recomenda-se lavar com água morna ou fria, pois a água quente desidrata o pelo e danifica as proteínas capilares.

Lavar o cabelo antes de entrar na piscina

Passar o cabelo por água antes de entrar na piscina faz com que este absorva menos água e, portanto, fique menos exposto às suas substâncias, como o cloro, um desinfetante que danifica a queratina, e os algicidas”.

Alimentação

A escolha por uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde do cabelo. Durante o verão, é importante não esquecer alimentos como sardinha, cavala, nozes e salmão, ricos em ácidos gordos ómega 3 e ómega 6, nutrientes que promovem a textura do cabelo; frutas cítricas, porque a vitamina C melhora a circulação para o couro cabeludo; e cenoura, abóbora, pêssego e damasco, cujos carotenoides são cruciais para a prevenção da caspa e queda de cabelo. E, claro, beber bastante água, que é fundamental para hidratar a estrutura interna do cabelo.

Evitar coloração

As tintas, em geral, danificam o cabelo. Recorrer a elas no verão não é a melhor opção. Depois de um tratamento de coloração ou aplicação de madeixas, o cabelo está no seu ponto mais vulnerável.

É, por isso, aconselhável evitar a piscina, pelo menos durante uma semana, para que os compostos químicos se instalem e, assim, evitem qualquer reação química com o cloro e outros produtos que possam causar o esverdeamento do cabelo, descoloração prematura, desidratação e quebra, entre outras consequências.

Uso de protetor solar

Durante o verão, assim como fazemos com a nossa pele, é importante usar protetor solar no cabelo, aplicando-o conforme as instruções, para que a barreira física que proporciona esteja sempre ativa. Os mais indicados são aqueles com filtros UV e com ingredientes naturais e suaves que não agridam o couro cabeludo, mas que o protegem.

Protetores contra o cloro

Alguns protetores solares para cabelos também incorporam agentes protetores contra o cloro, oferecendo uma proteção mais completa, hidratando-os e reparando as fibras do cabelo. Estes produtos criam uma película que protege o cabelo do sol, da desidratação e da perda de cor que o contacto com o cloro pode causar.

Fonte: Grupo Insparya