O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis assinala-se a 8 de novembro e pretende incentivar a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, a prática de exercício físico e alertar para o flagelo da obesidade. E porque uma das recomendações para a manutenção de hábitos saudáveis na alimentação é a ingestão de cinco peças de fruta e legumes por dia, a Phenix, start-up que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, dá a conhecer os benefícios de consumir frutas e legumes da época.
Benefícios
O consumo de frutas e legumes da época oferece grandes benefícios, não só para cada um de nós como para o planeta. Ao adaptarmos a nossa alimentação às estações do ano, escolhemos um modo de consumo responsável, saudável e mais barato. Porquê? É simples! Acima de tudo, são alimentos de produção local, não processados e mais acessíveis. São produzidos com menos fertilizantes e pesticidas. Por serem da época são, também, mais ricos em nutrientes e vitaminas, tornando-os assim muito mais saborosos!
Qual é o impacto no planeta quando consumimos produtos da época?
Os legumes e as frutas da época são aquelas que respeitam o ciclo natural de crescimento. São colhidos da própria árvore ou solo natural, no tempo certo. São, assim, mais saudáveis, saborosos e nutritivos, por não necessitarem de químicos para o seu crescimento e, se consumidos perto da data da colheita, conseguem um maior valor nutricional pois terminam de receber, naquele momento, todos os nutrientes do solo. Quanto mais tempo após a colheita, começam a perder este valor e riqueza nutritiva.
Existem algumas diferenças apresentadas por um produto da época e um produto fora da época: os alimentos fora da época são colhidos antes de amadurecerem para que possam aguentar todo o transporte até ao destino. Neste sentido, amadurecem de uma forma menos saudável e não conseguem receber os nutrientes do solo tanto quanto deviam. Por este motivo, os produtos da época são mais ricos em sabor e propriedades. Os mercados locais são os locais ideias para comprar frutas e legumes da época.
O consumo de frutas e legumes da época está, acima de tudo, relacionado a um estilo de vida consciente, saudável e sustentável. Quando provenientes de uma produção local, os alimentos não necessitam de métodos de conservação agressivos e, portanto, não emitem CO2 para a atmosfera de forma massiva. Evita-se, em suma, a utilização de cadeias de frio, conservantes, químicos, bem como outros métodos não tão benéficos para os alimentos. O fator preço sofre uma variação diferente, uma vez que as frutas e legumes da época ficam disponíveis a um preço mais baixo.
Frutas e legumes de NOVEMBRO
FRUTAS: damasco, diospiro, romã, framboesa, castanha, noz, avelã, limão, pêssego, laranja, maçã, pera, marmelo, kiwi;
LEGUMES: abóbora, agrião, acelga, alho francês, beterraba, brócolo, batata-nova, couve-de-bruxelas, couve de vários tipos, raiz de aipo, chicória, curgete, cebola, endívia, espinafre, funcho, grelos, nabiças, nabo, repolho, rúcula, rutabaga, pepino.
Frutas e legumes de DEZEMBRO:
FRUTAS: diospiro, romã, kiwi, framboesa, laranja, limão, maçã, marmelo, pera, tangerina, amêndoa, avelã, castanha, noz e pinhão;
LEGUMES: abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, alho francês, batata nova, beldroegas, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chicória, couves, endívia, espinafre, funcho, grelos, nabiças, nabo, rabanete, rábano, repolho, rúcula, rutabaga, salsifri.