Se está a tentar engravidar há um ano, sem sucesso, está na altura de procurar um especialista em medicina da reprodução para descobrir o que pode estar a acontecer. Se já tem 35 anos ou mais, seis meses é o tempo de espera para ir ao médico.

Quando o objetivo é tentar engravidar, o tempo pode ser o seu maior aliado ou o pior inimigo. O que é fácil para algumas mulheres pode não ser fácil para outras. Um dos fatores determinantes é a idade. Se está a tentar engravidar há um ano, sem sucesso, está na altura de procurar um especialista em reprodução assistida para descobrir o que pode estar a acontecer. Mas, se já tem 35 ou mais anos, não espere mais do que seis meses para ir ao médico, porque a fertilidade a partir desta idade diminui de forma muito substancial.

A Dra. Catarina Marques, especialista em Ginecologia e Medicina de Reprodução, explica que testes de fertilidade feminina podem ser feitos quando se quer ter um filho.

BUSCA DE INFORMAÇÃO

Se falarmos do diagnóstico da mulher, os testes de fertilidade feminina consistem em conhecer o estado hormonal através de exames de sangue, uma ecografia vaginal para fornecer informações sobre a cavidade uterina, endométrio e ovários, e ainda o historial clínico. “Nesta fase, o especialista em reprodução assistida vai procurar saber se a mulher já foi mãe, se sofreu um aborto espontâneo, se passou por cirurgias ou se sabe da existência de alguma condição, como a endometriose ou a síndrome dos ovários poliquísticos, que dificultam a gravidez e podem mesmo levar à infertilidade quando não são devidamente acompanhados e tratados”, sublinha a especialista.

Leia o artigo completo na edição de setembro 2024 (nº 352)