Em 2018, a lipoaspiração e abdominoplastia foram os procedimentos cirúrgicos que tiveram um maior aumento1, como refere a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS). Em Portugal, a lipoaspiração continua a ser uma das cirurgias estéticas mais procuradas. Para o período entre 2015 e 2022, espera-se uma taxa de crescimento anual de 7,9% no mercado dos tratamentos de modelação corporal2.

Portugal já tem disponível uma tecnologia inovadora minimamente invasiva para a remodelação corporal, o BodyTite, da InMode. O tratamento elimina em simultâneo e numa única sessão a gordura localizada e a flacidez da pele, proporcionando os mesmos resultados da lipoaspiração tradicional, mas sem cirurgia, sem cicatrizes, e com tempos mais rápidos de recuperação.

“Ao optar pela lipoaspiração tradicional, as principais preocupações começam no pré-operatório e estendem-se à recuperação: marcação prévia da operação, consultas regulares, necessidade de anestesia, cicatrizes visíveis e repouso absoluto no pós-operatório. O tratamento com o BodyTite permite um tratamento mais rápido e com menos riscos para os pacientes, permitindo alcançar os resultados desejados com segurança e eficácia”, afirma o Dr. Rui Leitão, cirurgião plástico da clínica Fisiogaspar, em Lisboa.

Este novo método inovador recorre à tecnologia RFAL (lipólise assistida por radiofrequência), permitindo um procedimento de contorno corporal minimamente invasivo. O tratamento baseia-se na utilização de uma cânula fina que é introduzida no tecido adiposo através de uma incisão milimétrica.

“O BodyTite derrete a gordura e leva à retração da pele até cerca de 47%, provocada pela energia da radiofrequência, uma das grandes vantagens comparativamente ao método tradicional. Através deste tratamento, é possível  obter um contorno bastante satisfatório em casos que não justificam a realização da lipoaspiração tradicional”, afirma o Dr. Rui Leitão.

Numa mesma sessão podem ser tratadas diferentes zonas do corpo, sendo que as mais populares são abdómen, flancos, dorso, parte interna dos braços e dos joelhos, coxas, culotes e glúteos. De forma geral, o procedimento é indicado para pacientes que desejam eliminar a gordura localizada e a flacidez em determinadas zonas do corpo.

O Bodytite pode ser realizado ambulatoriamente e a recuperação é simples e rápida, aconselhando-se apenas a realização de algumas drenagens linfáticas e a utilização de uma cinta compressiva. Na maioria dos casos, no dia do procedimento o paciente está apto para ir para casa e o tempo de repouso varia de 1 a 10 dias, em função da zona de intervenção.

1https://www.isaps.org/wp-content/uploads/2019/12/ISAPS-Global-Survey-2018-Press-Release-Portuguese.pdf

2https://www.surgery.org/media/news-releases/the-aesthetic-society-unveils-2020-plastic-surgery-predictions