A BeiGene, empresa farmacêutica de Oncologia fundada em 2010, e que acaba de entrar em Portugal, estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), para colaborar no desenvolvimento dos seus projetos de apoio aos doentes e seus familiares.

Os projetos estão a ser desenvolvidos durante o segundo semestre de 2024 e centram-se nos doentes e nas suas necessidades, que vão desde a carência de ferramentas a informação acessível que lhes permita conhecer a sua doença e o que esta acarreta e envolve. Passa também pelo desenvolvimento de estratégias e intervenções que melhorem a sua jornada, assim como a dos seus familiares, durante o diagnóstico e processo de tratamento, promovendo melhores resultados de saúde e bem-estar durante todo o processo.

“A colaboração com a APCL foi uma escolha natural para a BeiGene, uma vez que é a associação que mais se destaca a nível nacional pelo seu trabalho na área da hemato-oncologia, em particular no apoio aos doentes. Ao sermos uma empresa de hematologia que procura melhorar a acessibilidade dos doentes aos tratamentos de que necessitam, esta parceria foi algo natural e inerente à missão da BeiGene”, refere André Veras, Country Manager da BeiGene para Portugal.

Para Lara Baptista da Cunha, diretora executiva da APCL, “Esta parceria com a BeiGene alinha-se com a missão da APCL de apoiar os doentes e as famílias afetadas por doenças hematológicas malignas. Esta colaboração contribuirá, sem dúvida, para melhorar a qualidade de vida dos doentes ao longo do seu processo terapêutico”.

Com esta parceria, a BeiGene apoia vários projetos da APCL, entre os quais eventos como o segundo seminário sobre Linfomas e Leucemia Linfocítica Crónica (LLC), dirigido a doentes e cuidadores, assim como a 5ª edição das Jornadas da APCL, evento nacional informativo e formativo que este ano irá discutir uma Visão sobre as doenças hemato-oncológicas em Portugal.

Paralelamente, o apoio incidirá ainda sobre a Jornada do Paciente, projeto que desenvolve estratégias e intervenções que melhoram a jornada do paciente hemato-oncológico e as suas famílias, nomeadamente a nível de suporte emocional, para promover melhores resultados de saúde e bem-estar.

Esta colaboração não só reflete o compromisso da BeiGene com o seu princípio fundamental “Os doentes em primeiro lugar”, como também destaca outros pilares fundamentais da empresa, como a inovação e a colaboração. A BeiGene trabalha ativamente para melhorar a vida dos doentes através de tratamentos mais eficazes e acessíveis, e esta parceria com a APCL é um exemplo claro de como a empresa põe esse compromisso em ação. Ao estabelecer parcerias com organizações que compreendem profundamente as necessidades dos doentes, a BeiGene não só apoia iniciativas que fornecem informações e recursos essenciais, mas também promove a criação de soluções inovadoras para enfrentar os desafios de diagnóstico e tratamento em hemato-oncologia.

Leucemia linfocítica crónica

A leucemia é uma doença tumoral, maligna, da medula óssea, que atinge de forma mais frequente os precursores dos glóbulos brancos e que, por vezes, é referida como “cancro do sangue”. Existem dois tipos de leucemia, aguda e crónica, e, dentro destes, diversos subtipos.

A leucemia linfocítica crónica (LLC) é o tipo de leucemia mais frequente nos países ocidentais1-2. Representa cerca de 30% de todas as leucemias diagnosticadas anualmente, com entre três a dez novos casos por cada 100.000 habitantes. A sua incidência é maior a partir dos 60 anos e, em Portugal, surgem todos os anos 550 novos casos3.

Atualmente, a BeiGene encontra-se atualmente em processo de atribuição de preço e comparticipação para o medicamento com base na substância ativa zanubrutinib, uma das terapêuticas é uma das terapêuticas mais recentes no mundo para o tratamento da LLC.

1 Eichhorst, B. et al. Chronic lymphocytic leakaemia: ESMO Clinical Practice Guidelines for diagnosis, treatment and follow-up. s.l. : Annals of Oncology, 2015. pp. 78-84. 10.1093/annonc/mdv303.

Scarfo, Lydia, Ferreri, Andrés and Ghia, Paolo. Chronic lymphocytic leukaemia. Milan: Critical Reviews in Oncology/Hematology, 2016. pp. 169-182. 10.1016/j.cretrevonc.2016.06.003

3 Informação extraída da web da Associação Portuguesa Contra a Leucemia:  https://www.apcl.pt/pt/doencas-do-sangue/leucemias/leucemias-cronicas