As dores de garganta são muito comuns e, geralmente, não são motivo de preocupação. No entanto, os seus sintomas podem ser bastante incomodativos. Quando tem uma dor de garganta, engolir pode ser doloroso. Pode ainda sentir a garganta seca, irritada ou arranhada.

Entre as causas da dor de garganta incluem-se infeções virais (por exemplo, gripe ou constipação), infeções bacterianas (em particular, causadas pelo estreptococo do grupo A), alergias e a exposição ao fumo do tabaco.

Quando se trata de uma infeção, esta é mais frequentemente de origem viral do que bacteriana:

  • Apenas 3 em cada 10 crianças com dor de garganta têm uma infeção estreptocócica;
  • Apenas 1 em cada 10 adultos com dor de garganta tem uma infeção estreptocócica.

Deste modo, na maior parte dos casos de dor de garganta, não será necessário tomar um antibiótico.

COMO EVITAR UMA DOR DE GARGANTA?

A melhor forma de evitar uma dor de garganta é evitar o contágio pelos vírus e bactérias que a podem causar. Para tal, deverá lavar as mãos cuidadosamente e com frequência (ou utilizar um desinfetante de mãos à base de álcool, quando lavar as mãos com água e sabão não é possível), evitar a partilha de comida, copos ou utensílios, tossir ou espirrar para um lenço (que deverá posteriormente descartar) ou para o cotovelo, desinfetar regularmente os objetos de uso diário (telemóvel, comandos, teclados) e evitar o contacto próximo com pessoas doentes.

COMO ALIVIAR UMA DOR DE GARGANTA?

Existem algumas estratégias que poderão ajudar a aliviar a dor de garganta, como por exemplo:

  • Gargarejar com água morna e com sal (as crianças não devem fazer isto);
  • Beber bastante água;
  • Comer alimentos frios ou moles;
  • Chupar cubos de gelo, gelados de gelo ou rebuçados (evitar nas crianças mais novas, devido ao risco de engasgamento);
  • Evitar fumar ou locais com fumo ou substâncias irritantes (por exemplo, alguns produtos de limpeza);
  • Humidificar o ar ambiente.

Adicionalmente, para aliviar a dor e desconforto associado à dor de garganta, poderá recorrer a medicação analgésica ou anti-inflamatória, para administração por via oral ou tópica, que pode ser adquirida sem necessidade de receita médica.

Referências:

Centers for Disease Control and Prevention. Sore Throat. Antibiotic Prescribing and Use in Doctor’s Offices. Acedido online em https://www.cdc.gov/antibiotic-use/community/for-patients/common-illnesses/sore-throat.html a 12 de novembro de 2020.

NHS. Sore Throat. Health A to Z. Acedido online em https://www.nhs.uk/conditions/sore-throat/ a 12 de novembro de 2020.

Mayo Clinic. Sore throat. Acedido online em https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/sore-throat/symptoms-causes/syc-20351635 a 12 de novembro de 2020.