7 alimentos que previnem e aliviam as constipações

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Conheça alguns dos alimentos que ajudam a prevenir as constipações e que também contribuem para uma mais rápida recuperação.

Artigo da responsabilidade da Dra. Catarina Sofia Correia, Nutricionista, Clínica Tejo Saúde, Parceira Fitness Hut – Grupo Viva Gym

 

 

Com a chegada do inverno, chegam também as temperaturas baixas no exterior, acompanhadas de vento e chuva, em contraste com os ambientes interiores por vezes excessivamente aquecidos. Com estas irregularidades, é importante reajustarmos a nossa alimentação, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época.

Há determinados alimentos que poderão fazer toda a diferença na promoção da nossa saúde nesta altura do ano, se estiverem inseridos numa dieta equilibrada e adequada. Conheça os 7 mais importantes!

1. SOPA

Preparada com legumes, hortaliças e leguminosas, a sopa é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e ainda enriquecer-nos com fibra, vitaminas e minerais. A fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e regulação do colesterol sanguíneo, enquanto as vitaminas e os minerais, essenciais ao organismo, podem ajudam a prevenir gripes e constipações.

Além disso, a ingestão de sopa ajuda a hidratar o organismo e todos sabemos o quão difícil é beber, pelo menos, 1,5 L de água diariamente nesta época do ano.

2. GENGIBRE

Uma chávena quente de chá de gengibre é exatamente aquilo que precisa quando está com uma constipação. Este tem um poderoso poder anti-inflamatório, que ajuda a limpar o congestionamento do nariz e da garganta.

Alguns estudos demonstram ainda que o gengibre tem também um poder antiviral que poderá prevenir o aparecimento da constipação ou gripe.

3. ALHO

O alho estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Tanto previne o aparecimento de constipações e gripes como ainda poderá melhorar os sintomas. Adicione alho durante a confeção das suas refeições.

Leia o artigo completo na edição de dezembro 2019 (nº 300)

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