Se se preocupa com a sua pele, porque fuma e come chocolate? Se usa um creme anticelulítico, porque cruza as pernas? Se cuida das suas mãos, porque rói as unhas? Afaste os maus hábitos que afetam a sua imagem.

 

  1. Não fume

Ainda não se decidiu a deixar de fumar? O hábito tabágico é tremendamente prejudicial para a saúde, como demonstra o elevado número de doenças a ele associadas. Mas é, além disso, um ataque direto à sua beleza, dia após dia, cigarro após cigarro.

No fumo do cigarro –  esse que envolve a sua pele e o seu cabelo, com um odor desagradável –, existem milhares de componentes, muitos deles tóxicos e muito prejudicais para a pele.

Um dos muitos efeitos negativos do tabaco é a inibição da vitamina C, um dos mais potentes antioxidantes naturais para a sua pele.

Portanto, comece o inverno sem tabaco! A sua saúde e a sua beleza agradecerão. Mas, atenção: siga um processo de abstinência lógico; não substitua cada cigarro por um chupa-chupa! Os adesivos e as pastilhas de nicotina, receitados pelo médico, podem dar bons resultados. E controle a sua dieta, porque deixar de fumar leva, muitas vezes, a um ligeiro aumento de peso.

  1. Não coma chocolate

Para muitas mulheres, o chocolate é o melhor ansiolítico que existe. E o ataque de culpa, que surge depois de comer uma caixa de bombons inteirinha? Certamente que a ansiedade voltará a apoderar-se de si, ainda com mais força. Para evitar tentações, não permita que o chocolate entre em sua casa.

  1. Não roa as unhas

Deixe as suas mãos tranquilas! Roer as unhas é um gesto tão típico como feio, o qual, além disso, demonstra toda a sua insegurança. Fazendo-o, não só estraga as unhas, como também deforma irremediavelmente as polpas dos dedos.

Qual é, então, a solução? Experimente pintar as unhas com um verniz amargo, próprio para o efeito; aplique unhas de esmalte, sobre as suas; ou deixe que uma profissional lhe faça uma boa manicura.

  1. Não cruze as pernas

Se tem o hábito de se sentar cruzando uma perna sobre a outra, deve saber que esta posição dificulta a circulação sanguínea, o que pode contribuir para a aparição de celulite, varizes ou inchaço.

Outro mau hábito, que diminui a circulação linfática e que pode produzir alterações estéticas, é a utilização de mini-meias, que comprimem a perna abaixo do joelho, de cintos demasiado apertados ou de soutiens que oprimem o peito.

  1. Não franza o sobrolho

Não franza o sobrolho, nem sequer quando vê que a agulha da balança marca dois quilos a mais! Os constantes gestos de expressão – com os olhos ou com a testa – apenas conseguirão instalar no seu rosto rugas prematuras, as quais talvez ainda não correspondam à sua idade, sendo as mais típicas aquelas que se situam verticalmente entre as sobrancelhas.

Pelo contrário, ria-se sem medo, pois o riso é uma boa terapia, que relaxa o rosto. Mas experimente tomar precauções simples, como, por exemplo, não sair para a rua sem óculos de sol, para não ter de fechar, constantemente, os olhos.

  1. Não adquira más posturas

Se caminhar sempre direita, estilizará a sua silhueta e, além disso, aliviará, a longo prazo, os problemas das cervicais, de que tantas mulheres sofrem. Quando estiver de pé ou a caminhar, levante os ombros e encolha a barriga. Com o hábito, acabará por manter, para sempre, esta boa postura. Quando estiver sentada, em frente ao computador ou a ler, mantenha-se também direita e bem apoiada nas costas da cadeira.

7. Não abuse do secador

O seu cabelo sofre muito mais do que imagina. Agentes externos, como o sol, a poluição, o frio, o fumo do tabaco, etc., afetam o seu estado natural. Mas, sobretudo, o ar quente, aplicado com o secador, castiga enormemente o cabelo. Evite os “brushings” ou, pelo menos, utilize um pente ou uma escova com dentes de madeira, mesmo que o resultado não seja tão rápido como com as metálicas. É importante utilizar um champô suave, de acordo com as necessidades específicas do seu cabelo; e aplicar uma máscara capilar nutritiva, uma vez por semana.

8. Não mexa na cara

Esta advertência inclui esfregar os olhos e arrancar as sobrancelhas e as pestanas. Quando leva as mãos ao rosto, apenas consegue sujar a pele e depositar nela milhares de bactérias.

Quanto às borbulhas, nem lhes toque: tenha paciência e deixe que desapareçam por si, com o que evitará infeções e pequenas cicatrizes. Se incomodarem excessivamente, experimente camuflá-las, aplicando um pouco de corretor de maquilhagem.

Atenção ao contorno dos olhos, porque é uma zona muito sensível, que nunca deve esfregar, para não acentuar as linhas de expressão, nem sequer quando se desmaquilha.

Se gosta de arrancar os pelos das pestanas ou das sobrancelhas, lembre-se que, em muitos casos, não voltam a crescer.

9. Não morda os lábios

Não arranque peles dos lábios nem os morda constantemente, pois apenas conseguirá ressecá-los e acelerar a aparição de rugas. Lembre-se que esta pele é muito fina e delicada, tal como o seu contorno.

Aplique, todas as noites, um bálsamo labial: na manhã seguinte, comprovará os resultados.

Outro conselho: coloque o produto na sua mesa- de- cabeceira e, assim, transformará este gesto numa rotina noturna, como beber um copo de água. Também na gaveta do escritório, deveria ter sempre à mão um protetor labial.

10. Não ataque o frigorífico

A gula é um dos sete pecados capitais: lembre-se disso, quando for assaltada pelo desejo de atacar o frigorífico, a meio da noite. Comer copiosamente, à noite, é a forma segura de engordar!

Jante ligeiramente e, se tiver fome depois, beba dois copos de água ou coma uma peça de fruta, como um kiwi, que ajudará a facilitar o trânsito intestinal.