O artigo deste mês é alusivo ao Dia dos Namorados. Esta data é uma oportunidade para refletir sobre os seus relacionamentos e como estes impactam diretamente a saúde física, emocional e mental. Amar e sentir-se amado fortalece vínculos, reduz o stress e contribui para uma vida mais equilibrada e feliz. Cuidar do amor – em todas as suas formas – é, acima de tudo, cuidar da saúde.

Artigo da responsabilidade da Profª Luísa Sargento. Professora de Yoga Holmes Place

Com a colaboração da Profª Ana Ricardo. Personal Trainer e Group Trainer do Holmes Place Tejo

 

 

O Yoga é uma filosofia prática de vida que engloba desde alimentação, a hábitos do dia a dia, passando pelo trabalho corporal. É uma prática pessoal que pode ser potenciada quando feita em dupla e com a pessoa que escolhemos para partilhar a vida, contribuindo para a conexão do corpo e mente no casal.

Estudos demonstram que, quando um casal tem o mesmo estilo de vida, leva a uma profundidade relacional que é visível e traz felicidade, principalmente se isso incluir a prática de exercício físico em parceria.

A consciência ganha através da prática de ásana (posturas físicas do Yoga) transforma-se em conhecimento pleno quando há uma partilha das experiências, de sensações e das tentativas-erro que levam à evolução e ao crescimento físico, emocional e mental.

O respeito e a empatia aumentam ao olhar a outra pessoa como alguém diferente de nós, inclusive ao fazer o mesmo exercício, e do incentivo que daí advém, pela descoberta exatamente dessa diferença, permitindo ir para além da flexibilidade, da força e da resistência.

Conectar, reconectar, estar presente, apoiar, suportar, sorrir, caminhar junto e muito mais. Simplesmente ser, descobrir o potencial de cada elemento dessa equipa que escolheram formar e crescerem lado a lado.

Respiração sincronizada

O mais importante numa prática em dupla é a respiração sincronizada. Para isso, antes de começar a prática, façam várias respirações pelas narinas, tanto na inspiração como na expiração, de forma profunda (preferencialmente respiração diafragmática) e a contar o tempo até descobrirem o ritmo que é fácil para as duas pessoas. A comunicação permite criar conexão, confiança, respeito pelos limites da outra pessoa e estimula a escuta ativa; carinho e cuidado no suporte e apoio dado aquando da execução de cada uma das posições (ásanas), percebendo que, apesar da sequência de posições ser a mesma, os corpos não são os mesmos e os limites também não.

A prática de Yoga em dupla procura ser um momento de partilha, alinhamento e aprofundamento da relação, retirando qualquer tipo de julgamento e competição. A intenção é crescer em dupla e ser feliz!

Leia o artigo completo e veja os exercícios na edição de fevereiro 2026 (nº 368)