A Unilabs acaba de criar um novo teste PCR que consegue identificar especificamente a nova variante Delta. Esta variante é mais infecciosa e a Unilabs está a trabalhar com as autoridades no sentido de otimizar as medidas de saúde pública para combater a pandemia.

A variante Delta está a espalhar-se rapidamente e, muito em breve, será a variante dominante da Covid-19 em várias partes da Europa. Neste sentido, as nossas equipas desenvolveram um teste capaz de identificar de forma fiável esta variante”, revela Timóteo Guimarães, que lidera a unidade ‘Covid-19’ da Unilabs. “Estamos a utilizar as mesmas técnicas que criámos para detectar a variante de Kent e esperamos também detectar rapidamente quaisquer futuras variantes.

Em países como Portugal, França, Suíça, Suécia, Espanha, Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos, dados recolhidos pela Unilabs na realização de testes estão a ser utilizados para detectar a propagação da nova variante e identificar novas variantes, ajudando as autoridades de saúde a implementar medidas para conter o vírus. Uma abordagem baseada na evidência científica resulta em medidas de confinamento mais inteligentes, ajudar a salvar vidas e a minimizar os impactos económicos da pandemia.

A Unilabs disponibiliza testes PCR, considerados o “gold standard” da Covid-19, bem como testes antigénio e testes serológicos. Desde o início da pandemia Covid-19, a Unilabs já realizou mais de 12 milhões de testes Covid-19 em todo o mundo.

Com uma rede de laboratórios e técnicos especialistas espalhada por 16 países, a Unilabs está a trabalhar com empresas, autoridades de saúde e governos no desenho de estratégias eficazes de testagem, cooperando ainda com companhias áreas para ajudar na testagem de passageiros em voos internacionais.

A Unilabs assinou recentemente um acordo para incorporar a sua rede internacional de testagem à Covid-19 na Rede IATA Travel Pass, a app de viagens da Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Garantir a fiabilidade dos testes à Covid-19 é especialmente importante no atual contexto de vacinação em massa e de levantamento das restrições para o consequente aumento da mobilidade.