Tratamento com sobredentadura sobre implantes

0

Tratamento com sobredentadura sobre implantes. Não é algo fácil de dizer e só o tamanho do nome dá-nos logo a ideia de algo complicado e difícil… mas, na verdade, estamos perante uma solução usada há mais de 20 anos e altamente previsível. Vamos descobrir do que falamos?

 

1 dra ines damas 0 IMG_6375Artigo da responsabilidade da Dra. Inês Damas, Médica Dentista na Rident Parede, e Dra. Marta Ascenso, Diretora Clínica da Rident

2 marta2

 

Com a atual situação económica, nem sempre é possível ter a solução mais completa e ideal. E uma alternativa poderá ser um tratamento com menos implantes, mas que permita eficácia na mastigação e função ortognática. A sobredentadura sobre “locators” vai ao encontro dessa exigência, pois é um tipo de prótese que permite a colocação de um menor número de implantes.

As sobredentaduras são prótese sobre implantes que:

  •  restauram a dentição perdida, a mastigação e a fonética;
  •  mantêm o rebordo alveolar;
  •  proporcionam suporte aos músculos da face.

 COMO FUNCIONAM?

  1. Uma sobredentadura sobre “locators” realiza-se com a colocação de implantes dentários osteointegrados, que criam uma base sólida e vão assim possibilitar o suporte e encaixe da prótese dentária removível.
  2. O sistema de “locators” funciona da seguinte forma: existem cápsulas que contêm “teflons”, que se encontram na parte interna da prótese. Estes, por sua vez, irão encaixar nos “locators”, que estão fixos nos implantes, permitindo o uso de uma prótese confortável, estável e esteticamente agradável.
  3. De acordo com os estudos, verifica-se a necessidade de colocar quatro implantes na maxila, de modo a melhorar a biomecânica e a distribuição das cargas sobre os implantes, enquanto na mandíbula bastam dois.
  4. Para melhorar a rigidez e distribuição de forças, bem como a resistência a fraturas da sobredentadura, é recomendável que a mesma apresente um reforço fundido.

Leia o artigo completo na edição de janeiro 2017 (nº 268)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA