Vai realizar-se no próximo dia 26 de março, entre as 14h30 e as 19h00, na NOVA School of Business and Economics, o evento “Decode the Future”, promovido pela Bayer. O encontro destina-se à apresentação de um novo tratamento (darolutamida) para o cancro da próstata resistente à castração não-metastático (CPRCnm), recentemente lançado em Portugal. Esta nova solução terapêutica demonstrou ser capaz de proporcionar uma melhoria em termos de sobrevivência global e livre de metástases, preservando a qualidade de vida destes doentes e encontra-se, desde janeiro de 2022, já com o seu financiamento aprovado por parte do INFARMED.

O programa do evento conta com a participação de vários especialistas de renome nas áreas de Oncologia e Urologia, em Portugal e a nível internacional, que juntos vão debater diferentes temas em sessões de mesas redondas e apresentações de casos clínicos.

A moderação dos vários momentos vai ficar a cargo do Prof. Arnaldo Figueiredo, urologista e diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da Drª. Gabriela Sousa, oncologista e diretora do Serviço de Oncologia Médica do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra.

“O cancro da próstata é o mais comum entre a população masculina em Portugal, representando a terceira causa de morte por cancro. Por essa mesma razão, é muito importante a realização deste evento para conhecermos as novas armas terapêuticas que temos à nossa disposição, bem como percebermos o impacto que estas podem ter no tratamento do cancro da próstata resistente à castração não-metastático”, refere o Prof. Arnaldo Figueiredo.

A Drª. Gabriela Sousa, acrescenta “Neste evento vamos contar ainda com uma sessão de partilha de experiências sobre o estudo ARAMIS que demonstrou que este novo tratamento permite prolongar em 3,4 anos a sobrevivência livre de metástases e reduzir em 31% o risco de morte, sem comprometer a qualidade de vida. Julgo que este dia vai marcar positivamente o futuro da oncologia e que permitirá uma frutífera partilha de conhecimento entre todos os especialistas envolvidos”.