Selénio: para a proteção completa do organismo

0

Unhas quebradiças e sistema imunitário fragilizado têm alguma ligação? Segundo a ciência, sim. A falta de selénio, um mineral essencial ao nosso organismo, deixa as unhas enfraquecidas e o sistema imunitário debilitado, sendo que os sintomas nas unhas manifestam-se primeiro.

 

Está constantemente constipado, as suas unhas quebram com facilidade ou apresenta problemas de tiroide? A ciência encontrou uma explicação: provavelmente, tem falta de um nutriente essencial denominado selénio. Depois de décadas de investigação científica, os investigadores descobriram finalmente a importância do selénio para a saúde humana. Reforço do sistema imunitário é apenas uma das muitas características que requerem uma ingestão adequada deste nutriente, escasso em muitos países da Europa.

O selénio é importante não só para as unhas, mas também para a capacidade do organismo combater as infeções virais, como a gripe, e para uma função normal da tiroide. Deve certificar-se de que a quantidade de selénio que ingere é suficiente para sustentar funções cruciais, como as defesas orgânicas contra vírus, problemas cardiovasculares, reumatismo, infertilidade e até, eventualmente, cancro.

FONTES DE SELÉNIO

A inclusão de alimentos ricos em selénio na dieta, como a carne, o peixe, o marisco, os frutos secos – como a castanha-do-brasil – e os cereais ajudam a aumentar o consumo deste nutriente. Contudo, mesmo seguindo uma dieta rica e variada não é garantido que ingira a dose diária recomendada. Como complemento de uma dieta poderá optar por tomar um suplemento de selénio.

PORQUE É QUE OS SOLOS PORTUGUESES TÊM FALTA DE SELÉNIO?

Em Portugal, tal como em muitos outros países em toda a Europa, o solo é muito pobre em selénio, devido, entre outras coisas, a fatores geológicos e agricultura intensiva. O selénio é um mineral que é absorvido pelas plantas e que o ser humano obtém pela ingestão dessas mesmas plantas ou de carne de animais que se alimentam delas. Se a terra for cultivada intensivamente, sem que os minerais sejam repostos, estes tornam-se insuficientes no solo.

Na Finlândia, onde o teor de selénio no solo era extremamente baixo, o governo aprovou uma lei em 1984, determinando o enriquecimento com selénio de todos os fertilizantes. Consequentemente, a taxa de selénio na população aumentou e, também consequentemente, a taxa de doença cardíaca diminuiu.

ESCOLHA SELÉNIO ORGÂNICO

Há cada vez mais pessoas que tomam comprimidos de selénio como prevenção. Na altura de escolher um suplemento, é importante optar por um produto com levedura de selénio orgânico e com uma absorção comprovada.

Até à data, a melhor absorção foi obtida com uma levedura de selénio orgânico única (patenteada), em que quase 90% do teor de selénio é, segundo estudos, absorvido no organismo. Esta levedura de selénio em particular é usada pelos cientistas devido aos seus resultados reproduzíveis e qualidade comprovada.

Escolha um suplemento que contenha também zinco, para uma melhoria da pele. O zinco favorece os mecanismos de reparação dos tecidos envolvidos na formação de pele nova e cicatrização de feridas.

Leia o artigo completo na edição de abril 2018 (nº 282)

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA