A ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor – já deu a conhecer os melhores órgãos de comunicação social do país em 2022. O sistema de avaliação de marcas, líder em Portugal, recolheu cerca de 27 mil avaliações de consumidores, em 35 categorias de Comunicação Social.

E a revista SAÚDE E BEM-ESTAR volta a figurar, pelo 5º ano consecutivo, entre os preferidos dos portugueses!

No processo de avaliação deste ano, foram analisados um total de 427 órgãos de comunicação social, nas áreas do entretenimento, lifestyle, moda, economia, desporto, saúde, marketing, lazer, culinária, tecnologia, TV, rádio, entre outras.

Nas avaliações Escolha do Consumidor, a melhor publicação diária foi o Jornal de Notícias e o melhor semanário foi o Expresso. Na área de economia, o vencedor foi o Jornal de Negócios. Na área do desporto, o jornal vencedor foi A Bola e o canal de TV foi a Sport TV.

Na categoria de imprensa feminina de lifestyle, a vencedora é a revista Women’s Health, enquanto na imprensa feminina e de moda a vencedora é a revista Activa. Na categoria de imprensa masculina a vencedora é a Men’s Health.

O canal de TV generalista vencedor no entretenimento e na informação foi a SIC, com a SIC Notícias a ganhar também na categoria de melhor canal especializado em informação. A SIC ganha também o melhor programa de entretenimento, com o Alta Definição. Já a TVI distingue-se no melhor programa da tarde, com o Goucha, no melhor programa de entretenimento ao Domingo, com o Somos Portugal, e na melhor série de ficção nacional, com a Festa é Festa. A RTP apenas vence o melhor programa da manhã, com a Praça da Alegria

Na rádio, a Rádio Comercial é a vencedora nas categorias de entretenimento e manhãs, com o programa Manhãs da Comercial. Na área da informação a rádio vencedora é a Antena 1.

No início de 2023, serão conhecidas as restantes marcas vencedoras da Escolha do Consumidor, com base nas várias fases de avaliação realizadas ao longo do ano. As marcas vencedoras são as que melhor completaram os atributos exigidos e valorizados pelos consumidores durante 2022.

Vencedores Comunicação Social
CONTINENTE MAGAZINE IMPRENSA DE CULINÁRIA
NOTÍCIAS MAGAZINE DN/JN IMPRENSA DE LAZER
MARKETEER IMPRENSA DE MARKETING
EXAME IMPRENSA DE NEGÓCIOS
EXAME INFORMÁTICA IMPRENSA DE TECNOLOGIA
GRANDE CONSUMO IMPRENSA DE TRADE
VOLTA AO MUNDO IMPRENSA DE VIAGENS
A BOLA IMPRENSA DESPORTIVA
JORNAL DE NOTÍCIAS IMPRENSA DIÁRIA
JORNAL DE NEGÓCIOS IMPRENSA ECONÓMICA
WOMEN´S HEALTH IMPRENSA FEMININA DE LIFESTYLE
ACTIVA IMPRENSA FEMININA E DE MODA
VISÃO JUNIOR IMPRENSA INFANTIL
CARAS IMPRENSA INFORMAÇÃO SOCIAL
BRIEFING IMPRENSA MARKETING ONLINE
MEN´S HEALTH IMPRENSA MASCULINA
NOTICIAS AO MINUTO IMPRENSA ONLINE INFORMAÇÃO
NIT IMPRENSA ONLINE LIFESTYLE
VISÃO IMPRENSA REVISTAS SEMANAIS
SAÚDE E BEM-ESTAR IMPRENSA SAÚDE E BEM-ESTAR
EXPRESSO IMPRENSA SEMANÁRIOS
RÁDIO COMERCIAL RÁDIO  – ENTRETENIMENTO
MANHÃS DA COMERCIAL RÁDIO  – MANHÃS NA RÁDIO
ANTENA 1 RÁDIO – INFORMAÇÃO
SIC NOTICIAS TV – CANAL ESPECIALIZADO DE INFORMAÇÃO
SPORT TV TV – CANAL ESPECIALIZADO EM DESPORTO
CANAIS SIC (Radical, Mulher, Caras, Kids) TV – CANAL ESPECIALIZADO EM ENTRETENIMENTO
SIC TV – ENTRETENIMENTO EM CANAL GENERALISTA
SIC TV – INFORMAÇÃO EM CANAL GENERALISTA
PRAÇA DA ALEGRIA (RTP) TV – MELHOR PROGRAMA DA MANHÃ
GOUCHA (TVI) TV – MELHOR PROGRAMA DA TARDE
ALTA DEFINIÇÃO (SIC) TV – MELHOR PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO
SOMOS PORTUGAL (TVI) TV – MELHOR PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO AO DOMINGO
FESTA É FESTA (TVI) TV – MELHOR SÉRIE DE FICÇÃO NACIONAL
CONTAS POUPANÇA (SIC N) TV – MELHOR PROGRAMA DE NEGÓCIOS

 

Sobre a Escolha do Consumidor

A Escolha do Consumidor é o sistema de avaliação de marcas nº1 em Portugal, o mais completo e rigoroso na medida em que acompanha a evolução do comportamento do consumidor com vista a uma avaliação atual e real de todas as marcas presentes em cada categoria. Os seus critérios de avaliação são encontrados através de estudos multidisciplinares com consumidores (as principais variáveis que contribuem para a satisfação com as marcas) e metodologias adequadas a cada categoria de mercado.

A Escolha do Consumidor lidera todos os índices (notoriedade, credibilidade, isenção e transparência e motivação de compra) junto dos consumidores portugueses (estudo More Março.2022), com 90% de notoriedade.

A Escolha do Consumidor e a Escolha dos Profissionais são as preferidas e mais credíveis para as marcas em Portugal. A Escolha do Consumidor e Escolha dos Profissionais são os únicos sistemas de avaliação de marcas com certificação ISO 9001 em gestão de qualidade. A ConsumerChoice desenvolve em Portugal os sistemas de avaliação Escolha do Consumidor, Escolha dos Profissionais, Escolha Sénior, Boa Escolha e agora a Escolha Ética, sendo líder de mercado neste sector de sistemas de avaliação por consumidores. Saiba mais em: http://www.escolhadoconsumidor.com