A ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor – já deu a conhecer os melhores órgãos de comunicação social do país em 2022. O sistema de avaliação de marcas, líder em Portugal, recolheu cerca de 27 mil avaliações de consumidores, em 35 categorias de Comunicação Social.
E a revista SAÚDE E BEM-ESTAR volta a figurar, pelo 5º ano consecutivo, entre os preferidos dos portugueses!
No processo de avaliação deste ano, foram analisados um total de 427 órgãos de comunicação social, nas áreas do entretenimento, lifestyle, moda, economia, desporto, saúde, marketing, lazer, culinária, tecnologia, TV, rádio, entre outras.
Nas avaliações Escolha do Consumidor, a melhor publicação diária foi o Jornal de Notícias e o melhor semanário foi o Expresso. Na área de economia, o vencedor foi o Jornal de Negócios. Na área do desporto, o jornal vencedor foi A Bola e o canal de TV foi a Sport TV.
Na categoria de imprensa feminina de lifestyle, a vencedora é a revista Women’s Health, enquanto na imprensa feminina e de moda a vencedora é a revista Activa. Na categoria de imprensa masculina a vencedora é a Men’s Health.
O canal de TV generalista vencedor no entretenimento e na informação foi a SIC, com a SIC Notícias a ganhar também na categoria de melhor canal especializado em informação. A SIC ganha também o melhor programa de entretenimento, com o Alta Definição. Já a TVI distingue-se no melhor programa da tarde, com o Goucha, no melhor programa de entretenimento ao Domingo, com o Somos Portugal, e na melhor série de ficção nacional, com a Festa é Festa. A RTP apenas vence o melhor programa da manhã, com a Praça da Alegria
Na rádio, a Rádio Comercial é a vencedora nas categorias de entretenimento e manhãs, com o programa Manhãs da Comercial. Na área da informação a rádio vencedora é a Antena 1.
No início de 2023, serão conhecidas as restantes marcas vencedoras da Escolha do Consumidor, com base nas várias fases de avaliação realizadas ao longo do ano. As marcas vencedoras são as que melhor completaram os atributos exigidos e valorizados pelos consumidores durante 2022.
Vencedores Comunicação Social | |
CONTINENTE MAGAZINE | IMPRENSA DE CULINÁRIA |
NOTÍCIAS MAGAZINE DN/JN | IMPRENSA DE LAZER |
MARKETEER | IMPRENSA DE MARKETING |
EXAME | IMPRENSA DE NEGÓCIOS |
EXAME INFORMÁTICA | IMPRENSA DE TECNOLOGIA |
GRANDE CONSUMO | IMPRENSA DE TRADE |
VOLTA AO MUNDO | IMPRENSA DE VIAGENS |
A BOLA | IMPRENSA DESPORTIVA |
JORNAL DE NOTÍCIAS | IMPRENSA DIÁRIA |
JORNAL DE NEGÓCIOS | IMPRENSA ECONÓMICA |
WOMEN´S HEALTH | IMPRENSA FEMININA DE LIFESTYLE |
ACTIVA | IMPRENSA FEMININA E DE MODA |
VISÃO JUNIOR | IMPRENSA INFANTIL |
CARAS | IMPRENSA INFORMAÇÃO SOCIAL |
BRIEFING | IMPRENSA MARKETING ONLINE |
MEN´S HEALTH | IMPRENSA MASCULINA |
NOTICIAS AO MINUTO | IMPRENSA ONLINE INFORMAÇÃO |
NIT | IMPRENSA ONLINE LIFESTYLE |
VISÃO | IMPRENSA REVISTAS SEMANAIS |
SAÚDE E BEM-ESTAR | IMPRENSA SAÚDE E BEM-ESTAR |
EXPRESSO | IMPRENSA SEMANÁRIOS |
RÁDIO COMERCIAL | RÁDIO – ENTRETENIMENTO |
MANHÃS DA COMERCIAL | RÁDIO – MANHÃS NA RÁDIO |
ANTENA 1 | RÁDIO – INFORMAÇÃO |
SIC NOTICIAS | TV – CANAL ESPECIALIZADO DE INFORMAÇÃO |
SPORT TV | TV – CANAL ESPECIALIZADO EM DESPORTO |
CANAIS SIC (Radical, Mulher, Caras, Kids) | TV – CANAL ESPECIALIZADO EM ENTRETENIMENTO |
SIC | TV – ENTRETENIMENTO EM CANAL GENERALISTA |
SIC | TV – INFORMAÇÃO EM CANAL GENERALISTA |
PRAÇA DA ALEGRIA (RTP) | TV – MELHOR PROGRAMA DA MANHÃ |
GOUCHA (TVI) | TV – MELHOR PROGRAMA DA TARDE |
ALTA DEFINIÇÃO (SIC) | TV – MELHOR PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO |
SOMOS PORTUGAL (TVI) | TV – MELHOR PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO AO DOMINGO |
FESTA É FESTA (TVI) | TV – MELHOR SÉRIE DE FICÇÃO NACIONAL |
CONTAS POUPANÇA (SIC N) | TV – MELHOR PROGRAMA DE NEGÓCIOS |
Sobre a Escolha do Consumidor
A Escolha do Consumidor é o sistema de avaliação de marcas nº1 em Portugal, o mais completo e rigoroso na medida em que acompanha a evolução do comportamento do consumidor com vista a uma avaliação atual e real de todas as marcas presentes em cada categoria. Os seus critérios de avaliação são encontrados através de estudos multidisciplinares com consumidores (as principais variáveis que contribuem para a satisfação com as marcas) e metodologias adequadas a cada categoria de mercado.
A Escolha do Consumidor lidera todos os índices (notoriedade, credibilidade, isenção e transparência e motivação de compra) junto dos consumidores portugueses (estudo More Março.2022), com 90% de notoriedade.
A Escolha do Consumidor e a Escolha dos Profissionais são as preferidas e mais credíveis para as marcas em Portugal. A Escolha do Consumidor e Escolha dos Profissionais são os únicos sistemas de avaliação de marcas com certificação ISO 9001 em gestão de qualidade. A ConsumerChoice desenvolve em Portugal os sistemas de avaliação Escolha do Consumidor, Escolha dos Profissionais, Escolha Sénior, Boa Escolha e agora a Escolha Ética, sendo líder de mercado neste sector de sistemas de avaliação por consumidores. Saiba mais em: http://www.escolhadoconsumidor.com