A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) dá continuidade ao ciclo de Reuniões Científicas “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”.

Sob a coordenação de Sónia Semião, enfermeira-chefe do Serviço de Neonatologia, a equipa de Enfermagem promove a sua 3ª Reunião Científica subordinada ao tema “Qualidade de Cuidados: a Importância da Comunicação”, que se realizará no próximo dia 14 de março, pelas 17h, em formato webinar.

A boa articulação entre os profissionais faz com que a equipa de saúde se torne mais estruturada, proporcionando assim uma melhor prestação de cuidados. Para uma comunicação adequada é necessário “sinceridade, autenticidade, transparência, respeito mútuo e confiança” explica Joana Gama Imaginário, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e moderadora da sessão.

Apesar da sua importância, são diversas as barreiras existentes para comunicar, especialmente em situações de doença crítica/complexa que exijam uma atuação rápida de todos os profissionais, tal como acontece, frequentemente, nas Neonatologias. A enfermeira Ana Lúcia Brantes, responsável pelo projeto, acrescenta que com este webinar pretende-se “sensibilizar os profissionais de saúde para a importância de uma adequada e efetiva comunicação multidisciplinar”, pois a mobilização de estratégias comunicacionais eficazes e adequadas aos contextos, permitirá “otimizar o trabalho em equipa e promover a melhoria dos cuidados prestados ao recém-nascido de risco e sua família”.

A reunião científica conta, assim, com a participação do Professor Doutor Abel Paiva e Silva (ESEP), da Professora Doutora Isabel Lucas (ESSCVP-Lisboa) e da Professora Doutora Margarida Custódio dos Santos (ESTeSL; UL: Faculdade Psicologia), em que se discutirá os factores determinantes para uma comunicação eficaz em equipa e com os clientes de cuidados.

Esta iniciativa integra-se no ciclo de Reuniões Científicas subordinadas ao tema “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”, cujo objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia.