Na Páscoa, é normal exagerarmos no consumo de chocolates e outros alimentos pesados. E o estômago é quem sofre as consequências.

A Páscoa é uma daquelas alturas do ano, a par do Natal e das celebrações de aniversários, em que ocorrem os maiores excessos alimentares, com refeições demasiado fartas, ricas em gorduras e hidratos de carbono, acompanhadas do consumo abundante de bebidas alcoólicas. Estas refeições desregulam, muitas vezes, o aparelho digestivo, provocando sintomas como sensação de enfartamento e azia.

O QUE PROVOCA A AZIA?

Na maioria dos casos, a azia é provocada por um refluxo de ácido: os sucos gástricos são como que empurrados para o esófago (refluem), quando há demasiada comida no estômago.

Estes sucos incluem o ácido clorídrico, que é uma substância corrosiva. Se é certo que estômago possui um revestimento que o protege do ácido, o esófago não o tem. É por isso que os ácidos gástricos, quando sobem, provocam a incómoda sensação de queimadura.

NÃO SE DEITE COM O ESTÔMAGO CHEIO

Sente-se cheio e vai deitar-se? Não faça isso! Se o fizer, a gravidade funcionará contra si. Mantenha-se direito e os ácidos gástricos terão tendência para ficarem no estômago. Quando se deitar, levante um pouco a cabeceira da cama: manter a cama inclinada evita o regresso da azia.

EVITE CERTOS ALIMENTOS

Qual é o primeiro alimento a evitar quando se sofre de azia? O chocolate. Este doce apresenta dois problemas para as pessoas com azia: é muito gorduroso e tem cafeína.

Ao contrário da crença popular, o leite não é bom contra a azia, apesar de parecer acalmá-la quando ingerido. As gorduras, as proteínas e o cálcio presentes no leite estimulam a produção de ácidos pelo estômago, agravando o problema.

Outros alimentos que relaxam o esfíncter (o músculo que regula a passagem de alimentos do esófago para o estômago) e que, como tal, devem ser evitados são a cerveja, o vinho e as bebidas alcoólicas em geral.

Bebidas com cafeína, como café, chá preto ou verde e coca-cola, podem irritar um esófago já inflamado. A cafeína relaxa igualmente o referido esfíncter do esófago.

TOME UM MEDICAMENTO

Alguns medicamentos podem ser usados para evitar a azia e o refluxo, nomeadamente os medicamentos com a combinação de antiácido com alginato (substância de origem natural, proveniente de algas). Este tipo de medicamento tem um mecanismo que neutraliza os sintomas da azia e indigestão.

Saiba mais aqui