Numa semana em que se prevê, mais uma vez, um novo aumento das temperaturas, com alguns distritos de Portugal em alerta laranja, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) reforça a sua campanha de cuidados a ter com a saúde em dias de muito calor no site e nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter –.
Centrada em quatro eixos de mensagens – recomendações para a população doente e mais idosa, procedimentos a ter em conta com bebés e crianças, a importância da hidratação e o alerta para evitar a exposição solar em períodos de maior calor -, a campanha da SRCOM pretende contribuir para proteger a saúde dos portugueses da vaga de calor e evitar novos picos de mortalidade.
“O aumento das temperaturas que sentimos este mês coincidiu com uma subida do número de mortes em Portugal. Num só dia, ultrapassaram-se os 400 óbitos. Estamos preocupados e com esta divulgação pretendemos contribuir para uma maior prevenção e proteção da saúde dos portugueses, principalmente da população mais frágil” afirma Carlos Cortes. O presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos aconselha todos os cidadãos a terem cuidados essenciais e a protegerem-se. “Bebam água ou sumo, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede, procurem ambientes mais frescos, evitem a exposição direta e prolongada aos raios solares, usem roupa larga, leve e fresca e não permaneçam em carros expostos ao sol”, alerta Carlos Cortes que lembra ainda que estas indicações devem ser escrupulosamente cumpridas pela população idosa, doente e pelas crianças.
A SRCOM, também pela voz do seu presidente, lamenta que muitas instituições de saúde não tenham as condições adequadas de arrefecimento, indispensáveis ao bem-estar de profissionais e doentes, e insta os responsáveis a equiparem urgentemente os centros de saúde e hospitais com sistemas que permitam manter temperaturas adequadas.
You must be logged in to post a comment.