Descubra o segredo do seu envelhecimento. Esse é o ponto de partida para que possa encontrar as ferramentas que a vão ajudar a conhecer melhor o seu próprio corpo, a amar-se, a libertar-se, a ter autoestima e a viver os desafios desta fase, redescobrindo uma nova beleza dentro de si.

Artigo da responsabilidade de Mónica  Rocha. Gerontóloga, terapeuta corporal, bailarina, fundadora do Projeto Território Mulher

 

O envelhecimento acontece desde o primeiro dia em que nascemos, sendo um processo natural em que deveríamos aprender sobre as mudanças que fazem parte das diferentes etapas da vida.

Precisamos libertar-nos dos mitos e tabus sobre o envelhecimento feminino, tirar esse peso que muitas mulheres sentem, dentro de uma cultura que só valoriza – de forma errada – a eterna juventude.

Marcas de cosméticos que usam a imagem de mulheres jovens para vender produtos de beleza para mulheres maduras são conceitos que precisam mudar no universo do consumo.

EM PAZ COM O ESPELHO

O primeiro passo deste processo de transformação é reconstruir uma nova imagem sobre si mesma e ressignificar esses conceitos que carregamos ao longo da vida.

Desde muito cedo, quando meninas, aprendemos a cuidar do outro, a estar sempre disponíveis para dizer sim ao outro e dizer não a nós mesmas. No quotidiano, escutamos e vemos comportamentos na nossa própria casa, entre familiares, na vida social entre amigas, comportamentos esses que, de forma inconsciente, geram em nós uma certa compulsão. Quem sabe, até uma certa frustração, ansiedade, uma espécie de aprisionamento em relação à eterna juventude dos corpos perfeitos dentro da sociedade e da cultura machista.

AUTOCONHECIMENTO LIBERTA

Falar da saúde e da longevidade feminina é urgente, pois desde cedo somos cuidadoras e acabamos por esquecer de cuidar de nós mesmas. A menopausa é um convite, um momento para esse novo olhar, onde a mulher vivencia muitas mudanças físicas e emocionais. É chegada a hora em que esta mulher deve voltar-se para si mesma, desvendar-se, libertar-se. Este é o segundo passo: o autoconhecimento liberta!

A maturidade dá-nos a oportunidade de ficarmos mais consciente do nosso corpo, ao enfrentarmos os desafios de tantas mudanças com a chegada do climatério: as noites mal dormidas com insónias, os calores, as alterações de humor, a irritabilidade, a falta de libido, a memória que já não é como antes, entre tantos outros desafios que variam para cada mulher. Afinal, cada corpo funciona de uma maneira diferente.

Então, temos de pensar que é chegada a hora de mudar algo em nós, que nos dê mais autonomia, para não ficarmos reféns disso tudo, achar que é normal e que não precisamos fazer nada.

Momento também de rever a relação com o nosso prazer, a sensualidade perdida, e viver uma sexualidade saudável. Tudo isto reflete-se na autoestima feminina e em vários aspetos da nossa vida. A beleza interior e exterior caminham juntas!

Leia o artigo completo na edição de abril 2023 (nº 337)