Ajudar pessoas que receberam o diagnóstico de cancro a obterem tratamentos especializados que não conseguem encontrar nas unidades hospitalares do País é o objetivo do AIM Cancer Center.

Trata-se de um projeto inovador e único em Portugal, criado pela médica Catarina Ribeiro e que pretende dar acesso aos melhores cuidados de suporte em Oncologia complementares aos tratamentos hospitalares a todos os que passam por um diagnóstico de cancro, independentemente da sua localização geográfica.

São mais de 50 os profissionais de saúde com formação e experiência em Oncologia que que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos utentes, através de programas especializados em áreas como a nutrição, exercício, fisioterapia, psicologia, estética, sexualidade, sono, enfermagem e coaching.

“A nossa abordagem é, preferencialmente, multidisciplinar porque só assim se consegue os melhores resultados. Raramente uma doença ou perturbação da saúde se deve a uma só causa, pelo que, para se conseguir a melhor recuperação possível, é importante procurar ativamente as suas causas e atuar sobre as mesmas. O mesmo se aplica a um cancro, tanto para prevenção como tratamento”, refere a Dra. Catarina Ribeiro.

Além de contar com alguns dos melhores especialistas a nível nacional, uma outra mais-valia desta iniciativa inovadora é que os utentes não precisam de se deslocar até um espaço físico, uma vez que todo o acompanhamento e tratamentos são realizados de forma online, havendo também a possibilidade de realização de consultas ao domicílio.

Para cada pessoa, de acordo com o contexto, preferências e objetivos, a equipa de profissionais de saúde das várias áreas relevantes irá articular-se para ajudar os utentes no que for necessário para, assim, conquistarem mais saúde e qualidade de vida.

AIM organiza congresso para discutir importância da pele

Com poucos meses de atividade e a pensar no bem-estar dos doentes oncológicos, o AIM está a organizar o OncoSkin, o primeiro congresso multidisciplinar dedicado à saúde da pele em Oncologia.

Com o mote “a pele não é (só) vaidade, é saúde”, o OncoSkin está agendado para os dias 3 e 4 de março de 2023 e vai juntar profissionais de saúde em Oncologia, cuidadores e pessoas diagnosticadas de cancro. O objetivo é discutir e abordar as mais recentes evidências e tendências de skincare e estética após o diagnóstico de cancro.

Mais informações através do site https://aim.clinic/