No cenário agitado da vida moderna, o ritmo acelerado e o stress dominam muitas vezes as nossas agendas. Numa era em que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e o bem-estar dos colaboradores são cruciais, surge o modern work: uma nova abordagem que reinventa as práticas tradicionais da vida laboral, procurando oferecer ambientes de trabalho mais flexíveis e centrados nas necessidades dos colaboradores.
Tendo isto em conta, especialistas reuniram algumas das características deste novo modelo de trabalho, que contribui para equipas mais motivadas e produtivas.
1. Flexibilidade e Tecnologia
O modern work valoriza a flexibilidade no local e no horário de trabalho. Através dos avanços tecnológicos, que permitem às empresas oferecer opções como trabalho remoto, é possível contribuir para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, proporcionando a energia e o bem-estar necessários para um dia-a-dia mais saudável e produtivo.
2. Cultura Organizacional Inclusiva
Cada vez mais os colaboradores valorizam a criação de uma cultura organizacional inclusiva, onde todas as pessoas são bem-vindas, independentemente da sua origem, da sua aparência, daquilo em que acreditam e dos seus gostos ou interesses. Ao promover uma cultura inclusiva, a empresa atrai talentos diversos e qualificados, que contribuem com diferentes skills e perspetivas para um ambiente de trabalho mais positivo.
3. Desenvolvimento Profissional Contínuo
O modern work reconhece a importância da aprendizagem contínua e prioriza o desenvolvimento dos colaboradores, a diferentes níveis: pessoal e profissional. Através da promoção de momentos formativos, é possível reforçar a união entre equipas, contribuindo para que cada colaborador se sinta motivado a alcançar os objetivos da empresa.
4. Bem-estar e Equilíbrio
À medida que as pressões e demandas da vida profissional aumentam, é fácil negligenciar a saúde e bem-estar. A oferta de um benefício que ajude a promover a saúde física e mental é, não só valorizado pelos colaboradores, como tem resultados comprovados na relação entre as equipas e na produtividade, uma vez que a prática de exercício físico contribui para uma maior sensação de bem-estar, para melhorias na concentração e para um aumento dos níveis globais de energia.
Através do acesso flexível a atividades desportivas, as empresas podem investir no bem-estar dos seus colaboradores, colhendo benefícios tanto na produtividade como na coesão da equipa.
Fonte: Urban Sports Club
Para saber mais, veja o vídeo: