O turbilhão de emoções e de sensações físicas provocadas pela menopausa não tem de ser um pesadelo para a mulher. A Naturopatia pode ajudar nesta fase.

Artigo da responsabilidade da naturopata Inês Pinto

 

Embora seja um processo normal, as alterações associadas à menopausa apresentam um importante impacto em diversos aspetos da vida da mulher, podendo fazer desta etapa um período bastante difícil, com imensas mudanças tanto a nível físico como a nível emocional e mental.

Sintomas como distúrbios do sono, problemas urinários, alterações vulvovaginais, dores de cabeça, alterações de humor, depressão e ansiedade, alteração na memória, perda de densidade óssea, função sexual afetada, secura na pele, boca e olhos, e fadiga podem estar presente na vida da mulher com menopausa.

Este turbilhão de emoções e de sensações físicas não tem de ser um pesadelo para a mulher. A Naturopatia ajuda – e muito – nesta fase, de uma maneira mais ligeira e com equilíbrio.

Com ajuda de um profissional na área, pois cada caso é único, conseguimos uma boa sinergia entre o estado físico e emocional da mulher. Suplementos, exercício físico e pequenas alterações na alimentação fazem uma grande diferença e valem a pena!

IMPORTÂNCIA DOS FITOESTROGÉNIOS

A nível alimentar, deve reduzir-se o consumo de gorduras saturadas (queijo, manteiga, carne porco, etc), bem como reduzir a ingestão de farinhas refinadas, açúcar e sal.

Há que aumentar, no entanto, o consumo de frutas, vegetais e legumes, especialmente da época (soja, nozes, amêndoas) e de peixes de água fria, como salmão, atum e sardinhas. O azeite deve ser a gordura de eleição.

Os fitoestrogénios presentes em determinados alimentos são da maior importância na menopausa. A soja é um dos alimentos mais ricos em fitoestrogénios, e dos mais relevantes na menopausa, pois melhora os afrontamentos, previne vaginites e reduzir no risco de cancro da mama. Por exemplo, um copo de feijões de soja equivale a 300mg de isoflavonas.

O exercício físico deve estar presente na vida de todos nós, mas nesta fase da vida da mulher deve ser interpretado, não só como um beneficio para a saúde, mas também e principalmente como uma terapia de bem-estar mental. As caminhadas, a natação e os exercícios físicos sem impacto são os ideais.

FITOTERÁPICOS ESPECIAIS

Os fitoterápicos são produtos elaborados exclusivamente de matéria-prima vegetal, que possuem efeitos comprovados na saúde dos seres humanos. Alguns deles possuem características especialmente benéficas para a mulher. Destaco quatros dos mais importantes:

Angelica sinensis – Ameniza os afrontamentos, cãibras menstruais, falta de menstruação ou menstruação frequente e dismenorreia (dores durante a menstruação).

Valeriana officinalis Recomendada no tratamento da insónia, ansiedade e irritabilidade, ao mesmo tempo que diminui o tempo para adormecer.

Cimicifuga racemosa – Rica em fitoestrogénios, ajuda a compensar as deficiências hormonais e, desta forma, moderar os sintomas de sua diminuição. Indicado na menopausa, nas palpitações, nervosismo, irritabilidade, distúrbios do sono, afrontamentos e depressão.

Ginseng – Recomendada para contrariar sintomas de fraqueza, perda de massa muscular e decréscimo da função sexual. Melhora a performance física e mental.