Grande parte de um estilo de vida mais ecológico prende-se com a quantidade de energia que se gasta. Desde a utilização de eletrodomésticos, passando pela condução do carro e pelo uso do computador, a energia consumida diariamente é muita, o que significa que há muito que se pode – e deve – fazer para contribuir para um mundo mais sustentável. Por isso, aqui ficam algumas sugestões que podem ajudar a poupar até 20% na fatura energética, contribuindo para um planeta mais saudável.
Dispositivos elétricos: desligar para poupar
Os equipamentos continuam a consumir energia quando estão em standby. Uma forma simples de poupar é desligá-los e utilizar uma extensão com interruptor. Esta medida pode contribuir para uma redução de 10% no consumo de energia e assegurar uma fatura mais económica. Um carregador de telemóvel deixado ligado na tomada, por exemplo, pode representar um custo de cerca de 10€/ano. Por isso, é preferível desligar todos os equipamentos eletrónicos ao sair de casa por períodos mais longos.
Escolher a luz certa
Com o inverno à porta, abrir as persianas e as cortinas para maximizar o aquecimento através da luz solar é o melhor caminho para melhorar o conforto em casa. À noite, deve-se optar por fechá-las, para reduzir a sensação de frio provocada pela baixa temperatura das janelas.
Ar condicionado em dia
O ar condicionado é a resposta imediata mais óbvia ao perigoso aquecimento do planeta. Este aparelho consome mais eletricidade do que qualquer outro equipamento em casa, devendo ser limpo todos os meses. Desta forma, será possível poupar até 20% na conta da eletricidade, já que isto permitirá que funcione de forma eficiente, sem ter que usar demasiada energia. Em alternativa, deve-se optar pelas ventoinhas – de teto ou de pé – já que são muito mais económicas.
Rotina amiga do ambiente
Ao trocar o banho de imersão matinal por um duche de 5-10 minutos, é possível reduzir entre 20% a 50% de água e poupar cerca de 43,00€ por ano. O consumo de água pode ser facilmente reduzido com gestos simples, tais como fechar a torneira e não manter o ventilador ligado por mais de 20 minutos após o duche. Desligar a torneira de água quente em momentos de pausa durante a rotina matinal é fundamental para reduzir o consumo energético, sem esquecer que usar água fria é a chave para poupanças ainda mais expressivas.
Luzes LED para iluminar com consciência
A três meses da época festiva, planear um espetáculo de luzes é tentador para tornar qualquer canto da casa mais natalício, porém, nem sempre é o caminho mais sustentável. As luzes LED são a opção de iluminação com maior eficiência energética atualmente disponível: utilizam 75% menos energia do que as luzes incandescentes normais e duram 25 vezes mais.
Pensar ‘fora da casa’
A utilização de algumas medidas simples no exterior pode ajudar a economizar significativamente nas contas de energia. No jardim ou no pátio, as luzes solares são uma opção sólida para conseguir obter uma iluminação eficiente, uma vez que incluem baterias recarregáveis no interior e utilizam o calor e os raios solares para recarregar a bateria durante o dia e para proporcionar uma iluminação adequada à noite.
Fonte: Auchan