Setembro é o mês dos cancros do sangue e a 4 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Leucemia. A este propósito merece destaque o trabalho inovador da BeOne Medicines na gestão personalizada da leucemia linfocítica crónica.

A leucemia é uma doença hematológica maligna da medula óssea, que atinge de forma mais frequente os precursores dos glóbulos brancos. É, por vezes, é referida como “cancro do sangue”. Existem dois tipos de leucemia: aguda e crónica; dentro destes, existem diversos subtipos.

Na Leucemia Linfocítica Crónica (LLC) há alteração dos genes que controlam a divisão, maturação e a morte dos linfócitos, resultando num anormalmente elevado número dessas células. Não se sabe qual a causa que leva a essa alteração dos genes.

SINAIS E SINTOMAS

Podem não existir sintomas e a condição é, por vezes, apenas detetada através do aumento do número de linfócitos num hemograma de rotina.

Os sinais mais frequentes são aumento da contagem de linfócitos, assim como do inchaço de gânglios no pescoço, axilas ou virilhas, que são indolores e não apresentam sinais inflamatórios. Alguns doentes podem ter queixas de desconforto abdominal por aumento de baço ou, mais raramente, do fígado. Em certos casos, pode surgir febre, perda de apetite, emagrecimento ou suores noturnos.

A doença pode manter-se estável e assintomática por um longo período de tempo, geralmente sem necessitar de tratamento.

GESTÃO DA INCERTEZA

A LLC é o tipo de leucemia mais frequente em adultos nos países ocidentais1-2. Representa cerca de 30% de todas as leucemias diagnosticadas anualmente, com entre 3 a 10 novos casos por cada 100.000 habitantes. A sua incidência é maior a partir dos 60 anos e é ligeiramente mais frequente no sexo masculino. Em Portugal, surgem todos os anos cerca de 550 novos casos3.

Nem todos os doentes precisam de tratamento aquando do diagnóstico e muitos podem fazer uma vida normal durante anos até necessitarem de tratamento.  Contudo, ouvir a palavra “leucemia” pode ser profundamente perturbador – especialmente quando não é necessário iniciar um tratamento de imediato. Lidar com um diagnóstico grave enquanto se é aconselhado apenas a esperar e a realizar exames de rotina pode ser confuso e emocionalmente desafiante. Por isso, é fundamental abordar não só os factos clínicos, mas também o impacto psicológico do diagnóstico.

Ajudar os doentes a compreender esta fase de “vigilância ativa” é uma função essencial da equipa médica, que deve orientá-los na gestão da incerteza e no alívio do peso emocional que frequentemente acompanha o rótulo de cancro.

INOVAÇÃO NO TRATAMENTO DA LLC

A BeOne Medicines é uma companhia biofarmacêutica global comprometida em desenvolver terapêuticas inovadoras contra o cancro, com uma dedicação inabalável em colocar o “Doente em Primeiro Lugar”. A sua primeira inovação terapêutica destina-se ao tratamento da Leucemia Linfocítica Crónica.

O lema da BeOne – “O cancro não tem fronteiras e por isso nós também não” –, reflete a sua visão de transformar o acesso à inovação médica e levar soluções inovadoras a todos os doentes que delas necessitem, onde necessitem. A BeOne procura tornar a saúde mais acessível e ajudar a vencer o cancro. Está atualmente presente em mais de 70 países nos seis continentes.

PERSONALIZAÇÃO DO TRATAMENTO

A área da Hematologia e da Hemato-oncologia tem registado avanços significativos nos últimos anos. Em determinadas doenças, a Medicina deixou de ter um enfoque exclusivamente orientado para a sobrevivência, passando a valorizar também a qualidade de vida, com várias doenças do sangue a serem hoje entendidas como condições crónicas.

No centro desta evolução está a preferência por terapêuticas direcionadas, em detrimento da quimioterapia tradicional, refletindo uma abordagem personalizada e precisa do tratamento. Não existem dois doentes com as mesmas características biológicas ou pessoais, o que reforça a necessidade de cuidados individualizados. Cada pessoa é única, e a Medicina deve procurar identificar o tratamento mais eficaz para cada indivíduo, tendo em conta o historial clínico, comorbilidades, idade, sexo e outros fatores médicos, bem como as condições sociais, o contexto familiar, a proximidade aos serviços de saúde e as preferências do próprio doente.

Em diagnósticos como a Leucemia Linfocítica Crónica, em que pode não ser necessário iniciar tratamento de imediato, é fundamental reunir equipas multidisciplinares que integrem especialistas como cardiologistas, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais de saúde. Estas equipas são essenciais para tratar todas as comorbilidades e outras condições clínicas, garantindo que o doente está no centro do sistema de cuidados e promovendo o seu bem-estar de forma holística.

Fontes

1 Eichhorst, B. et al. Chronic lymphocytic leakaemia: ESMO Clinical Practice Guidelines for diagnosis, treatment and follow-up. s.l. : Annals of Oncology, 2015. pp. 78-84. 10.1093/annonc/mdv303.

2 Scarfo, Lydia, Ferreri, Andrés and Ghia, Paolo. Chronic lymphocytic leukaemia. Milan: Critical Reviews in Oncology/Hematology, 2016. pp. 169-182. 10.1016/j.cretrevonc.2016.06.003

3 Informação extraída da web da Associação Portuguesa Contra a Leucemia, em  https://www.apcl.pt/pt/doencas-do-sangue/leucemias/leucemias-cronicas

Palavras que quebram fronteiras

Para alertar para o impacto do diagnóstico de cancro nos doentes e nos seus familiares, e ajudar a desconstruir o fardo de um diagnóstico de cancro e o peso da palavra ‘leucemia’, a BeOne um projeto chamado “Palavras que quebram fronteiras”. Esta iniciativa, centrada na Leucemia Linfocítica Crónica, utiliza Inteligência Artificial (IA) de última geração para ultrapassar os desafios emocionais dos doentes com leucemia e das suas famílias e, desta forma, contribuir para o seu bem-estar mental. O seu objetivo foi encorajar uma comunicação aberta e positiva entre os doentes com LLC, as suas famílias e os seus amigos, para quebrar os tabus históricos associados à leucemia. Isto é conseguido através da criação de cartas geradas pela IA após ler as expressões faciais enquanto viam imagens dos seus familiares, doentes com LLC.

O projeto foi distinguido com diversos prémios nacionais e internacionais, nomeadamente o Ouro na categoria de Inovação nos Aspid Awards Espanha 2025, e o Bronze no festival El Ojo da Iberoamérica, nas categorias “Direct, Sports & Media” e “Design, Health & Pharma”.

Veja o vídeo aqui:  

https://beonemedicines.es/palabrasquerompenfronteras/