Depois do sucesso dos podcasts dedicados à doença venosa crónica e à síndrome do intestino irritável, o mote da nova série de episódios da start-up portuguesa Tonic App é a encefalopatia hepática. Uma iniciativa já disponível integralmente na secção Formação Médica desta aplicação móvel, com o apoio Alfasigma Portugal, e cujo objetivo é clarificar, de forma profunda e segundo várias perspetivas, esta patologia.

Numa conversa com rigor científico assegurado pela participação das especialistas Joana Nunes, médica de Gastrenterologia e Hepatologia no Hospital da Luz de Lisboa, e Andreia Carreira, médica de Medicina Geral e Familiar e medical manager na Tonic App, a encefalopatia hepática motiva a discussão da mesma ao longo de três episódios e à luz da fisiopatologia e classificação, diagnóstico possível, tratamento disponível e impacto na qualidade de vida dos que com ela sofrem.

A encefalopatia hepática é uma doença que se caracteriza pelo débil funcionamento do cérebro derivado de problemas no fígado como insuficiência hepática, tumor ou cirrose, capaz também de provocar alterações do comportamento, inchaço abdominal, olhos amarelados e confusão mental, uma vez que uma das funções do fígado é filtrar o sangue derivado da digestão.

Além dos novos episódios exclusivamente dedicados a esta patologia, nas secções 11, 12 e 13 da Tonic App é possível conhecer os fatores de decisão para seu diagnóstico, tratamento e referenciação.

Pensada por médicos e para médicos, a Tonic App é uma start-up portuguesa que procura disponibilizar os melhores recursos profissionais médicos numa aplicação de acesso fácil e intuitivo, como calculadoras e escalas médicas, notícias de saúde, algoritmos de diagnóstico, tratamento e referenciação, e muito mais, mantendo comunicação ativa de novidades da saúde nas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.