A Associação Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos dispõe de uma rede de apoio multidisciplinar, com extensão de norte a sul do país e ilhas, que presta informações e esclarecimento de dúvidas a sobreviventes de AVC e/ou de familiares/cuidadores.

Os Grupos de Ajuda Mútua (GAMs) são uma forma de atuação para responder aos problemas de quem sofreu um Acidente Vascular Cerebral, o isolamento, o fechar-se em si mesmo e nos seus problemas, e que, se não for combatido, tende a ser, progressivamente maior.

Em parceria com autarquias e unidades de saúde locais, a Associação Portugal AVC promove encontros para a integração e combate à exclusão social dos sobreviventes de AVC oferecendo a possibilidade de os interessados beneficiarem de um acompanhamento regular, comparecendo em reuniões mensais.

O Grupo de Ajuda Mútua de Lisboa realiza encontros que decorrem no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, na primeira quarta-feira do mês, às 14h30.

Dos primeiros dias até ao longo da vida do sobrevivente, os GAM’s apresentam-se como uma solução de apoio onde qualquer pessoa pode encontrar informações e respostas a dúvidas relacionadas com tratamento, recuperação, apoio psicológico ou, por exemplo, como adaptar a casa tornando-a pronta a acolher um sobrevivente de AVC.

Para mais informações, os interessados em frequentar as reuniões promovidas por este GAM deve entrar em contacto para o email: info@portugalavc.pt.

Através desta iniciativa, a Associação Portugal AVC compromete-se a promover a vida pós-AVC, melhorando a prevenção, reabilitação e integração do sobrevivente de AVC na comunidade.

​Entre outras vantagens para o individuo, destaque-se o aumento da autoestima, ajudar a sair do isolamento e da solidão, aprofundar conhecimentos sobre a doença e a recuperação possível.