A gestação é uma boa altura para descobrir todo o potencial curativo da Natureza. As ervas, as massagens, a dieta e a homeopatia constituem soluções eficazes para tratar os pequenos incómodos da gravidez.

 

Durante a gravidez, perante um problema de saúde, é sempre necessário consultar o médico, antes de tomar qualquer medicamento. Mas para os pequenos achaques e incómodos, pode recorrer-se aos remédios que a Natureza nos oferece.

Todas as soluções que propomos nas páginas que se seguem são inócuas; umas atuam como preventivas e outras contribuem para acalmar os sintomas. Obviamente, nem todos os remédios têm a mesma eficácia em todas as mulheres: por isso, o melhor é experimentá-los e ir observando as reações que provocam, até encontrar aquele que proporciona melhores resultados.

Anemia

Devido ao aumento do volume do sangue no corpo durante a gravidez, aumenta o risco de sofrer anemia. Aqui tem algumas soluções naturais.

Dieta

  • Há que ingerir mais alimentos ricos em ferro: gema de ovo, ervilhas, feijões, lentilhas, marisco, salsa, carne, peixe, frutos secos, beterraba, nabos, vegetais de folha verde escura, pão integral, gérmen de trigo.
  • Comer alimentos ricos em vitamina C – citrinos, kiwis, pimentos vermelhos –, uma vez que ajudam à absorção do ferro.
  • Tomar alimentos que contenham vitamina E – gérmen de trigo e óleos vegetais –, já que esta assegura a absorção do ferro e evita a destruição das hemácias.
  • Aumentar o consumo de alimentos que contenham ácido fólico, tais como legumes de folha verde, levedura de cerveja, feijões e frutos secos.

Fitoterapia

  • As seguintes plantas medicinais, que podem tomar-se em tisana ou em salada, contêm ferro em mais ou menos abundância: folha de dente-de-leão, urtiga, beldroega, folhas e flores de espinho-branco, salsa – que não se deve comer em grandes quantidades –, cebolinho e coentros.
  • Para tomar em tisana, também podem usar-se as seguintes plantas ricas em ferro: bardana, roseira-brava, verbena e folhas de framboeseira.

Azia

Essa desagradável sensação de ardor no estômago – que está relacionada com os efeitos relaxantes da progesterona – pode ser aliviada com remédios naturais.

Fitoterapia

  • Para prevenir a acidez no estômago, pode tomar-se uma infusão de uma ou várias das seguintes plantas: camomila, alcaçuz, funcho, erva-cidreira, gengibre e menta.

Massagens

  • Os óleos essenciais de camomila, funcho, rosa e sândalo, diluídos em óleo de amêndoas, podem aplicar-se, através de uma suave massagem, na parte superior do abdómen.

Dieta

  • Há que comer devagar e fazê-lo em pequenas quantidades, mas com frequência.
  • Há, também, que evitar ácidos, gorduras e picantes, bem como o café, o chá, o álcool e o excesso de alimentos refinados, como o açúcar e o pão branco.

Cãibras

São frequentes na gravidez, por vezes, devido à maior necessidade de cálcio e magnésio.

Fitoterapia

  • Tisanas ricas em cálcio: rainha-dos-prados, cavalinha, sementes de aipo e urtigas. Tomar uma chávena, três vezes ao dia. Se as cãibras forem acompanhadas por stress e ansiedade, podem acrescentar-se as seguintes ervas: passionária, camomila e verbena.

Massagens

  • Pode fazer-se uma massagem na zona afetada – sem tocar nas varizes, se as houver –, utilizando óleo essencial de camomila, manjerona, alecrim ou lavanda, misturados com óleo de amêndoas.

Dieta

  • Como as cãibras costumam estar relacionadas com deficiências em vitaminas B, D, E, cálcio e magnésio, há que dar preferência aos alimentos que contêm estes nutrientes ou suplementá-los. Acrescente à dieta: sementes de sésamo, figos secos, salsa, agriões e folhas de dente-de-leão.

Leia o artigo completo na edição de outubro 2021 (nº 320)