A DEPRESSÃO SAZONAL ESTÁ RELACIONADA OS DIAS FRIOS E CINZENTO DE INVERNO. PODE AFETAR QUALQUER PESSOA, MAS ALGUMAS TÊM MAIOR PREDISPOSIÇÃO. IMPORTANTE É CONHECER ESTA CONDIÇÃO MÉDICA E SABER COMO LIDAR COM ELA, DE PREFERÊNCIA, PREVENINDO-A.

Pela Dra. Marisa Marques. Psicóloga Clínica e da Saúde; Trofa Saúde Hospital de Barcelos e Trofa Saúde Hospital de Braga Norte.

 

Grande parte de nós não gosta de dias frios e cinzentos, que nos deixam sem motivação para sair de casa, ir trabalhar, sair com amigos, entre outras coisas. No entanto, acredito que, nestes últimos dois anos, a perturbação afetiva sazonal ganhou outras proporções, em virtude da situação de pandemia que o país atravessa, e as suas consequências podem ser, por vezes, irreversíveis.

MUDANÇA DE ESTAÇÃO

Embora pareça absurdo, a verdade é que as estações do ano podem ser um indicador significativo da nossa saúde mental. Isto é, dias que se traduzem em menos luz, dias cinzentos e curtos, os típicos dias de inverno, para algumas pessoas, transformam-se em um mal-estar patológico.

A este comportamento chamamos de depressão sazonal (seasonal affective disorder – SAD), que está relacionado com as mudanças de estação e tende a aparecer no outono/inverno e a desaparecer a meio da primavera, quando as flores começam a florescer e os dias tornam-se gradualmente maiores.

INTERFERÊNCIA HORMONAL

A luz influencia toda a funcionalidade do nosso organismo, pelo que, quando existe uma baixa de luminosidade nos nossos dias, automaticamente irá haver uma quebra na produção da serotonina (que é o neurotransmissor responsável pelo humor), a chamada de hormona da felicidade. E quanto menor for a produção de serotonina maior é a tendência para um humor depressivo.

Além da serotonina, também se sabe que a ausência de luz interfere com a produção da melatonina, hormona responsável pelo sono. Sendo as noites maiores e menor o tempo de luminosidade, vai haver um aumento na produção da melatonina, a qual, por sua vez, irá levar a maiores níveis de fadiga e falta de energia. Características estas presentes nos quadros de depressão sazonal.

SINTOMAS CARACTERÍSTICOS

A depressão sazonal pode tornar-se completamente insustentável e quem a sofre pode vivenciar sintomas que afetam significativamente o seu dia a dia. No entanto, a maior parte das pessoas que sofrem desta condição têm diagnósticos de perturbação de humor ou bipolar.

Assim, é extremamente importante, no momento do diagnóstico, ter a certeza se estamos perante um quadro de depressão sazonal ou de outra perturbação afetiva, sendo imprescindível dar atenção ao momento em que os sintomas se iniciaram.

A perturbação de humor sazonal é caraterizada por tristeza, baixa motivação e energia, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade em dormir ou problemas de concentração. Contudo, os sintomas variam de pessoa para pessoa e tendem a diminuir quando o inverno termina e ocorre o aumento da exposição à luz solar.

Leia o artigo completo na edição de janeiro 2022 (nº 323)