Curso de e-learning sobre intervenção farmacêutica na síndrome do intestino irritável

A Biocodex, em parceria com o Instituto Pharmcare, lança um curso de e-learning sobre a “Intervenção Farmacêutica na Síndrome do Intestino Irritável”, uma patologia com elevado impacto na qualidade de vida quando não tratada e cuja prevalência na população varia entre os 7 e os 21%1, disponível a partir de hoje, dia 15 dezembro. O objetivo é formar e informar os farmacêuticos e técnicos de farmácia sobre esta doença, capacitando-os para a intervenção ao doente, identificação dos sinais de alerta e dos casos que necessitam de encaminhamento médico.

Dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia são alguns dos sintomas associados à Síndrome do intestino Irritável (SII). Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada através da alimentação, hábitos de vida saudável e com medicamentos que possam reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Embora as causas da SII não sejam claras, está provado que o desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose) está implicado no seu início e/ou desenvolvimento.

Os doentes suspeitos de SII devem ser corretamente diagnosticados para excluir/rastrear outras doenças gastrointestinais, como a doença de Crohn, colite ulcerosa, alergias alimentares, ou cancros.

Esta nova sessão à distância, com duração de 120 minutos, disponibiliza os conhecimentos necessários para fundamentar a intervenção do farmacêutico nas pessoas suspeitas de SII, e do seu tratamento, com uma atualização sobre os probióticos que podem ser usados com base na evidência científica.

Além de um vídeo de formação e de um artigo de literatura científica sobre o tema, o curso inclui a apresentação e resolução de casos práticos de intervenção farmacêutica, uma vez que o farmacêutico pode desempenhar duas funções muito importantes: aliviar os sintomas da SII e prevenir complicações. No final, será feita uma avaliação final para a obtenção da certificação dos conhecimentos adquiridos e os respetivos CDP da Ordem dos Farmacêuticos (0.38 CDP).

Pode aceder a todos os conteúdos de forma gratuita, mediante registo na plataforma. Consulte mais informação sobre os e-learnings da Biocodex em: www.mybiocodex.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here